quinta-feira, 2 de maio de 2013

Cardozo faz dois, Benfica vence Fenerbahce e chega a uma final europeia após 23 anos



O Benfica está com o passaporte carimbado para Amsterdã, onde acontece a final da Liga Europa. A equipe portuguesa encontrou dificuldades, mas venceu o Fenerbahce por 3 a 1, em casa, no estádio da Luz, e garantiu vaga na decisão contra o Chelsea.
Os Encarnados não chegavam a uma decisão europeia desde 1990, quando foram derrotados por 1 a 0 para o Milan na antiga Taça dos Campeões Europeus, atual Champions League. 

O novo campeão será conhecido na Amsterdã Arena, na quarta-feira dia 15 de maio. Além do Benfica, o Chelsea venceu o Basel por 3 a 1 e chegou à final.

A grande estrela do jogo foi o atacante paraguaio Óscar Cardozo. O paraguaio encontrou forte marcação do adversário, mas mesmo assim marcou duas vezes para o Benfica.


O jogo - A equipe portuguesa buscou o resultado desde o começo da partida, já que precisava vencer depois de sair derrotada da partida de ida por 1 a 0, na Turquia. E logo aos nove minutos a angústia pelo gol acabou. Lima cruzou rasteiro para a entrada da área, e Gaitán aproveitou para fazer “de bico”. A bola ainda bateu na trave, mas sem chances para o goleiro Volkan Demirel.

Mas, aos 22, o árbitro Stéphane Lannoy deu pênalti para os visitantes. Sow recebeu lançamento na área em impedimento, a zaga cortou e a bola foi dividida pelo alto, mas o juiz assinalou toque de mão de Garay, o que causou revolta dos jogadores do Benfica.


Na cobrança, ficou a dúvida se Cristian, que perdeu um pênalti na partida de ida e saiu do primeiro tempo chorando, iria para a bola, mas quem bateu foi Dirk Kuyt. O holandês chutou no canto esquerdo, sem chances para Artur.

Já aos 34, Pérez cobrou falta rápida, a defesa do Fenerbahce ficou olhando, e Óscar Cardozo chutou rasteiro no canto do gol para fazer o segundo dos donos da casa. A essa altura, o Benfica precisava de mais um para garantir a classificação.

Chegou o segundo tempo, e a partida perdeu um pouco da emoção da etapa inicial. O Benfica continuou melhor, Óscar Cardozo criou algumas chances, mas nada de muito perigoso para os turcos.

Um lance assustou aos jogadores aos 12 minutos. Maxi Pereira, do Benfica, cruzou, Gaitán foi chutar de primeira e acabou acertando o rosto de Gonul. O jogador do Fenerbahce caiu desacordado no gramado. Ele foi prontamente levado ao hospital e Intergun o substituiu.


Depois do susto, os jogadores do Fener ficaram desatentos e Cardozo aproveitou para marcar o segundo dele no jogo, que deu a classificação para o Benfica. Após cobrança de escanteio, a zaga tentou tirar, mas a bola sobrou nos pés de Luizão, que errou o chute, mas deixou o atacante paraguaio de frente para o gol. No fim, o Benfica segurou a pressão do adversário e garantiu a vaga.

Benfica e Fenerbahce se enfrentaram apenas três vezes na história, antes desta quinta-feira. O duelo da semana passada, vencido pelos turcos por 1 a 0, e antes disso somente em 1975, quando o Benfica “massacrou” o Fener por 7 a 0 no jogo de ida da primeira rodada da Taça dos Campeões Europeus, e perdeu na volta por 1 a 0.

O Benfica nunca venceu a Liga Europa, mas já chegou a decisão da Copa Uefa, antigo nome do torneio, na temporada 1982/1983. Porém, os portugueses perderam para o Anderlecht, da Bélgica. Enquanto o Fene fez a melhor campanha de sua história em uma competição europeia chegando às semifinais.


FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...