quinta-feira, 2 de maio de 2013

David Luiz faz golaço, Chelsea se impõe sobre o Basel no segundo tempo e vai à final da Liga Europa



O Chelsea está na final da Liga Europa. Atual campeão da Champions, o time londrino bateu nesta quinta-feira o Basel por 3 a 1 no Stamford Bridge, de virada, e poderá ampliar sua coleção de troféus no próximo dia 15 de maio, na Amsterdan Arena, na Holanda. Fernando Torres, Victor Moses e David Luiz marcaram, enquanto Salah fez para os suíços.

O adversário dos ingleses na decisão será Benfica. Assim, o último jogo da segunda mais importante competição europeia de clubes terá duas equipes que jamais conquistaram o troféu do torneio. Os portugueses – que venceram o Fenerbahce na outra semifinal - até chegaram a disputar o título na temporada 1982-1983 da antiga Copa UEFA, mas foram superados pelo Anderlecht.

Os ingleses, assim, têm a chance de conquistar títulos europeus em duas temporadas consecutivas. O último clube que conseguiu enfileirar a Champions League e a Liga Europa foi o Porto, comandado por José Mourinho – venceu em 2002-2003 a então Copa da Uefa e na temporada posterior o torneio mais importante do continente europeu.

Para passar à final, o Chelsea sofreu um pouco no primeiro tempo, quando o Basel ameaçou a meta de Petr Cech de forma efetiva e até mesmo abriu o placar. No segundo tempo, porém, on ingleses reagiram bem e viraram rapidamente a partida para assegurar a classificação

Torres comemora: atacante espanhol marcou o primeiro gol 

O jogo
Mesmo com a vantagem de ter ganho o primeiro jogo por 2 a 1, fora de casa, o Chelsea não entrou no duelo com o freio de mão puxado. Com apenas nove minutos de partida, Torres deu um passe para Lampard. O meia chutou e acertou a trave do goleiro Yann Sommer. Depois desse lance, Hazard, o próprio Torres e Ramires conseguiram arremates ao gol, mas não conseguiram marcar.

Depois desta pressão inicial, os Blues recuaram e sofreram uma verdadeira blitz do Basel. O time suíço, principalmente pela esquerda, passou a ameaçar o adversário londrino. O lance de maior perigo veio aos 26 minutos, quando Streller acertou um belo chute- a bola passou perto da trave e Petr Cech ficou apenas olhando.

Aos 39 minutos, Stocker, dentro da área, chutou de pé esquerdo. A bola explodiu no peito de Ryan Bertrand. Os suíços chegaram a pedir pênalti, mas o árbitro mandou o jogo seguir. A insistência, porém, deu resultado. Aos 46 minutos, o mesmo Stocker deu passe nas costas da zaga do Chelsea para Salah abrir o marcador.

Depois de se mostrar instável na primeira etapa, o Chelsea se impôs de forma avassaladora no início da segunda etapa. Em nove minutos, a equipe virou a partida e sacramentou de vez a classificação. Primeiro, aos cinco minutos, Hazard invadiu a área e passou para Lampard. O meia viu seu chute ser desviado por Sommer, mas Fernando Torres apareceu para conferir e empatar.

Dois minutos mais tarde, Moses fez ótima jogada pela esquerda e passou para Torres. Sommer defendeu o chute do espanhol e, no rebote, viu Schar bloquear o arremate do nigeriano. Mas a bola, novamente sobrou para Moses, que virou o jogo.

Aos 14 minutos, saiu o gol mais bonito da partida. Hazard passou para Lampard que ajeitou para David Luiz arrematar e fora da área. De pé esquerdo e de chapa, o brasileiro – que novamente atuou de volante – encaixou o chute no ângulo do arqueiro rival, que só ficou olhando a bola entrar.

Ao final, o brasileiro - que havia marcado um golaço no jogo de ida - foi substituído e saiu muito aplaudido pela torcida no Stamford Bridge.


FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...