sexta-feira, 10 de maio de 2013

Luciano Bivar diz que contratou 'serviço de marketing' para Leomar e é suspenso por 180 dias pelo STJD



Presidente do Sport, Luciano Bivar foi suspenso por 180 dias na tarde desta sexta-feira na Quarta Comissão Disciplinar do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), no Rio de Janeiro. Incurso no artigo 221 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) ("dar causa, por erro grosseiro ou sentimento pessoal, à instauração de inquérito ou processo na Justiça Desportiva"), o dirigente foi a julgamento após declarar, no dia 9 de março, à Rádio Transamérica de Recife, que teria pago propina a um intermediário para que o volante Leomar, do Sport, fosse convocado para a seleção brasileira em 2001, à época comandada pelo técnico Emerson Leão.

O STJD decidiu analisar o caso. Convocados para explicar a situação, tanto Leão quanto Antonio Lopes, à época coordenador técnico, descartaram qualquer possibilidade de o fato ter ocorrido, o que levantaria suspeita sobre um esquema de corrupção para convocações na seleção brasileira. Indagado sobre o assunto, Luciano Bivar modificou sua versão e disse que, sim, contratou uma pessoa para impulsionar a carreira de Leomar, mas por outros motivos.

"O que eu fiz é uma coisa que era usual e continua sendo hoje mais ainda no futebol. O que paguei foram serviços de marketing para futebol profissional, o que antigamente se dava a palavra lobby. Contratei um lobista para promover meu jogador, colocá-lo na seleção ou proporcionar uma transferência para um grande clube", disse Bivar à ESPN Brasil.

Leomar acabou convocado para a disputa da Copa das Confederações de 2001, na qual a seleção brasileira terminou na quarta posição. O fato de o volante ter vestido a camisa amarelinha, segundo Bivar, o deixou incrédulo devido à baixa qualidade técnica do jogador.

"O Leomar era péssimo jogador. Mas não sei se foi convocado pelas condições técnicas ou pelo serviço que contratei. Não lembro o nome da pessoa e quanto paguei na época. Foi há 13 anos", disse o presidente do Sport, acrescentando 12 meses ao ocorrido.

Presidente da Quarta Comissão Disciplinar do STJD, Paulo Bracks reafirmou que Bivar não pode exercer nenhum ato oficial durante os 180 dias de posição. O advogado de defesa do dirigente, Oswaldo Cestário Filho, avisou que Luciano Bivar vai recorrer da decisão.


FONTE : ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...