sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Atlético gastou menos de um Neymar para montar time líder do Espanhol


Atlético de Madri e Barcelona fazem no sábado, no Vicente Calderón, um duelo de líderes no Campeonato Espanhol. As duas equipes somam 49 pontos e decidem o título simbólico de campeão do inverno - a 19a rodada encerra o primeiro turno da competição.

As campanhas dos líderes são idênticas: 16 vitórias, um empate e uma derrota. Mas a forma como os rivais montaram seus times titulares é bem diferente.

Para contar com seus 11 jogadores que devem começar a partida de sábado, o Atlético desembolsou, ao longo dos últimos anos, 44,5 milhões de euros, cerca de R$ 150 milhões.

Pode parecer muito, mas é menos do que o Barcelona pagou apenas por Neymar, no início da atual temporada europeia - 57 milhões de euros, ou R$ 192 milhões.

O time titular da equipe madrilena foi montado aos poucos, nas últimas cinco temporadas. Apenas o meia Koke foi formado nas categorias de base; Miranda e Tiago chegaram de graça, e o time ainda se deu bem em pechinchas como Diego Costa - comprado ao Braga por 1 milhão de euros - e o goleiro Courtois, que chegou por empréstimo do Chelsea, por 1,2 milhão.

Dentre todos os titulares, a contratação mais cara foi a de Arda Turan, que custou 13 milhões, em transação com o Galatasaray. Filipe Luis foi comprado ao Deportivo La Coruña por 12 milhões.

O Barcelona, por sua vez, tem um time-base com mais da metade de ‘canteranos', como são chamados os atletas formados na base. Valdés, Bartra, Busquets, Xavi, Iniesta e Messi, dentre os possíveis titulares de sábado, foram formados na base e não custaram um centavo ao clube catalão.

Piqué, formado na base mas negociado com o Manchester antes da estreia como profissional, voltou ao clube por 5 milhões de euros; Jordi Alba, que passou por situação semelhante ainda mais jovem, custou 14 milhões em negócio com o Valencia.

Os outros três titulares que o Barcelona precisou buscar no mercado são Neymar (57 milhões de euros, em negócio com o Santos), Alexis Sanchez (26 milhões de euros, à Udinese em 2011) e Daniel Alves (35,5 milhões de euros ao Sevilla, em 2008).

A ESPN Brasil transmite, ao vivo, o duelo entre Atlético de Madri e Barcelona neste sábado, às 17h (de Brasília).

OS 44,5 MILHÕES DE EUROS GASTOS PELO ATLÉTICO DE MADRI
DEFESA
 

COURTOIS Goleiro Emprestado pelo Chelsea por 1,2 milhão de euros

 

JUANFRAN Lateral direito Comprado do Osasuña por 4,25 milhões de euros


MIRANDA Zagueiro Chegou de graça após fim de contrato (São Paulo)

 

GODÍN Zagueiro Comprado do Villarreal por 8 milhões de euros


FILIPE LUÍS Lateral esquerdo Comprado do La Coruña por 12 milhões de euros
MEIO-CAMPO


TIAGO Volante Chegou de graça após fim de contrato (Juventus)

 

GABI Meia Comprado do Zaragoza por 3 milhões de euros

 

KOKE Meia Formado nas categorias de base


ARDA TURAN Meia Comprado do Galatasaray por 13 milhões de euros
ATAQUE


DAVID VILLA Atacante Comprado do Barcelona por 2,1 milhões de euros

 

DIEGO COSTA Atacante Comprado do Braga por 1 milhão de euros
FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...