quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

O sapato ideal para o trabalho

sapato inadequado

O uso do sapato inadequado causa dores no corpo e facilita o surgimento de varizes.

Quantas vezes você chegou em casa do trabalho e reclamou: “ Aiii que dor nas pernas, aii que dor nos pés…”. Muitas né? Saiba então que estas dores podem estar relacionadas com o tipo de sapato que você está usando.

E isto não somos nós que estamos falando. O médico reumatologista Roberto E. Heymann alertou para este problema. Heymann explicou que principalmente as pessoas que trabalham em pé a maior parte do tempo, quando utilizam um sapato inadequado, causa dores na panturrilha, coluna, joelhos e provoca o surgimento de varizes.

O sapato adequado aos pés previne todos esses problemas, pois, mantém o pé na postura correta, evitando fadiga, inflamações, melhorando a circulação, finaliza Heymann.

O sapato certo para o trabalho

O sapato ideal é o que te mantém confortável o tempo todo que você estiver calçada, sem causar nenhum tipo de desconforto, como os citados acima ou mesmo machucados como bolhas ou calos.

Para escolher um calçado confortável é preciso levar em conta a rotina do seu trabalho, se você passa mais tempo em pé ou sentada ou passa muito tempo andando.


De maneira geral a consultora de imagem Milla Mathias, salientou que os melhores sapatos para trabalhar são os de salto baixos ou médios. Quanto a espessura, estes devem ser de saltos grossos, os de saltos agulhas não são recomendados, pois, ao final do dia você terá dores nas pernas.

Os sapatos devem ser macios na parte inferior e na parte de cima também para dar conforto aos pés. As rasteirinhas não são apropriadas para o trabalho, principalmente para quem não para no lugar, pois, estas causam uma sobrecarga nos pés.

Quem trabalha muito tempo em pé: neste caso, os sapatos devem ser muito macios e um pouco mais folgados nos pés. O salto não deve ultrapassar os 5cm e devem ser mais largos (grossos) e leves. Sapatos de salto fino ou alto, não devem ser usados, pois causarão dores. Os sapatos muito fechados são desapropriados também, pois, podem causar machucados nos pés.

Quem trabalha sentada: quem trabalha a maior parte do tempo sentado tem mais opções na hora de escolher o sapato, já que os pés não sofrem muita pressão com os que trabalham em pé. De qualquer maneira, não use sapatos totalmente fechados, pois, podem causar a proliferação de bactérias e os pés também precisam transpirar. Usar o mesmo sapato mais que dois dias, também não é aconselhável.

Quem anda bastante: assim como os que trabalham em pé, os que andam pra lá e pra cá devem ainda mais, calçar sapatos baixos e que facilitem a transpiração, como os de couro natural e forrados. As palmilhas devem ser extremamente confortáveis.

O ortopedista Alexandre Leme Godoy do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas deixa a dica. Todo sapato para ser confortável precisa de três característica importantes:

A sola do sapato deve ser mais rígida;
O contraforte (região onde o tornozelo fica apoiado) deve ser bem firme para que o tornozelo e toda a parte de trás do pé fiquem estáveis.

A parte da frente do sapato onde fica os dedos deve ter espaço suficiente para acomodar todos os dedos sem apertá-los.

Imagens: Reprodução/Internet,

FONTE: MODA E BELEZA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...