quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Ramón Navarro e Dan Malloy desbravam a Antártida com o tow-in

Surfista chileno é observado por pinguins. Foto: Juan Luis De Heeckeren / Red Bull Conten

Os habitantes da Antártida receberam dois visitantes inesperados. Os pinguins, elefantes marinhos e outros animais da flora do Continente Gelado foram testemunhas de um momento histórico do surfe, ao assistirem aos surfistas Ramón Navarro e Dan Malloy rasgarem as gélidas ondas para a prática do tow-in, modalidade em que o atleta é rebocado por um jet-sky.

Após dias navegando pelas turbulentas águas do Cabo Horn , entre o Chile e a Antártida, a bordo do navio da marinha chilena Aquiles, os atletas chegaram à Estação Frei Montalva.

Nomeado em homenagem ao ex-presidente do Chile, Eduardo Frei Montalva, a base científica serviu como casa para os atletas na expedição à região mais meridional do planeta.


Ramón Navarro na água abaixo de 15 graus. Foto: Red Bull conten

"A viagem foi muito difícil. Em alguns momentos, enfrentamos ondas de até sete metros. Foi complicado, mas serviu para nos deixar ainda mais motivados", revelou Navarro.

Os atletas enfrentaram águas congelantes, que chegavam a temperatura de -15ºC. Para superar mais este desafio, Navarro e Malloy usaram roupas de borracha especiais, produzidas especificamente para este projeto, que geravam calor conforme os atletas se movimentavam, permitindo com que eles ficassem até cinco horas no mar.

Após duas semanas surfando "merrecas", a dupla tirou a sorte grande no 12º dia de espera e encararam um swell de cerca de 10 pés. Mesmo com a neve caindo, Navarro enfrentou a água gelada para se tornar o primeiro surfista a fazer tow-in em ondas deste tamanho na costa do Continente Gelado.

"Antártida é uma opção 100% surfável. É preciso dias, com condições climáticas e ventos especiais. É muito desafiador, mas tem várias ondas e acho que tivemos sucesso. Conseguimos surfar uma onda de três metros, mas devem ter ondas épicas por aqui. De qualquer maneira, fizemos história... e esta história não vai parar por aqui, com certeza", comemorou Navarro.


Assista ao clip clicando aqui.



FONTE: Graziela Sirtoli

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...