domingo, 14 de julho de 2013

Brasileiro de Longboard - Rodrigo Sphaier se destaca em Itapuama


O saquaremense Rodrigo Sphaier aumentou para 17,60 o recorde de pontos da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Pro e pode assumir a ponta no ranking profissional dos pranchões neste domingo em Pernambuco.

Isto porque o paulista Jefson Silva acabou com a invencibilidade do líder Halley Batista e o vice, Alex Leco, também foi barrado no sábado de ondas de 2-3 pés na Praia de Itapuama.

Os títulos das seis categorias serão decididos na manhã deste domingo, a partir das 9h em Cabo de Santo Agostinho, com transmissão AO VIVO.

Algumas finais já foram formadas no sábado, como a Amador Open, Master e Super Master, enquanto na principal categoria da etapa foram disputadas duas fases para definir os semifinalistas.

Na primeira bateria, o paulista Jefson Silva enfrenta o sergipano Robson Fraga e a outra vaga na grande final será disputada por Rodrigo Sphaier e o paulista Danilo Rodrigo, que defende o título de campeão do último evento de longboard realizado na Praia de Itapuama em 2012.

“Foi bem difícil essa bateria com o (Wenderson) Biludo, muito apertada, com a liderança mudando a cada onda que era surfada, mas estou feliz por passar pras semifinais e agora é concentrar, descansar, pra tentar levar esse caneco amanhã (domingo)”, disse o atual campeão sul-americano de longboard profissional da ASP South America, Rodrigo Sphaier, após a vitória sobre o paulista Wenderson Biludo nas quartas de final e as eliminações dos seus principais concorrentes ao título brasileiro, o líder Halley Batista e o vice Alex Leco.

“É a hora de trabalhar e se der sorte conseguir chegar lá na frente pra tentar conseguir uma distância boa na terceira etapa (semana que vem na Praia do Cupe, Ipojuca-PE)”, falou Diguinho, apelido de Rodrigo Sphaier.

“Mas, ninguém pode contar com vitória porque o nível técnico é muito alto e tudo pode acontecer. Só tem pedreira pela frente. O Mulinha (Danilo Rodrigo) acabou de ganhar do Phil (Rajzman), vou pegar ele na semifinal e ele já venceu aqui nessas ondas no ano passado, então vai ser mais uma pedreira certamente”.

Busca pelo bi

E Danilo Rodrigo está confiante para buscar o bicampeonato em Cabo de Santo Agostinho, principalmente depois de derrotar o carioca Phil Rajzman na última quarta de final.

Esse duelo reeditou a decisão do título mundial de 2007 na França, vencida por Rajzman. Mas, nas ondas de Itapuama, Mulinha, como Danilo é conhecido, levou a melhor contra o atual campeão brasileiro de longboard profissional, derrotando- por 13,74 a 11,40 pontos.

“Foi uma disputa muito acirrada, briga boa, mas consegui mostrar o meu surfe e vou continuar defendendo o título que conquistei aqui no ano passado”, disse Danilo Rodrigo, relembrando a vitória na final contra Halley Batista em Itapuama no ano passado.

Ele também comentou sobre o confronto na semifinal com Rodrigo Sphaier. “Quem quer ser campeão não escolhe adversário. Ele está surfando bem, eu também, então vou pra cima e vamos ver no que vai dar”.

Fim da invencibilidade

Outro forte candidato ao principal título da segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Pro em Cabo de Santo Agostinho é o paulista Jefson Silva. No sábado, ele acabou com as chances de uma vitória pernambucana na Praia de Itapuama.

Primeiro derrotou Rafael Cavalcante nas oitavas de final, depois encerrou a série invicta de Halley Batista, que defendia a liderança do ranking 2013 e tinha vencido as duas últimas etapas do circuito da Associação Brasileira de Longboard (ABL), a última do ano passado e a primeira deste ano.

O duelo contra Halley foi uma das melhores baterias do dia e decidida nas últimas ondas surfadas pelos dois surfistas. Nas duas vezes que entrou no mar para competir, Jefson Silva escolheu o lado esquerdo para pegar suas ondas e a tática deu certo, pois elas abriam mais para ele apresentar o seu arsenal de manobras modernas combinadas com as do estilo clássico do longboard no bico do pranchão.

Halley precisava de 6,34 pontos para virar o placar na sua última apresentação, mas a nota saiu 6,27 e o resultado ficou em 13,60 a 13,44 pontos.

“Esse é um verdadeiro duelo pra ganhar confiança, pois não é fácil surfar contra um surfista local como o Halley (Batista), um excelente competidor que vem da pranchinha e tem todas as manhas de competição”, destacou Jefson Silva.

“Eu comecei bem a bateria e consegui administrar a vantagem, apesar do suspense que ficou no final com essas últimas ondas. O Halley venceu a última etapa do ano passado, a primeira deste ano, estava invicto, perdi pra ele uma final em 2010, então tudo isso dá um gostinho de quero mais e vou em busca desse título aqui amanhã”.

Seu primeiro desafio no domingo será contra o sergipano Robson Fraga, que conquistou a primeira vaga para as semifinais na vitória sobre Geraldo Lemos. O cearense dividia o terceiro lugar no ranking 2013 da Associação Brasileira de Longboard com o saquaremense Rodrigo Sphaier.

Na etapa que abriu a temporada no arquipélago pernambucano de Fernando de Noronha em fevereiro, os dois só foram derrotados nas semifinais. Rodrigo parou no campeão nos tubos da Cacimba do Padre, Halley Batista, enquanto Geraldo perdeu para o paulista Alex Leco.

Finais definidas

Das seis categorias disputadas na segunda etapa do Circuito Brasileiro de Longboard Pro, três finais foram definidas no sábado. Na Amador Open, sem limite de idade, o capixaba Felipe Lacerda vai enfrentar três pernambucanos, Romualdo Nascimento, Gabriel Farias e Caio Santos, que é local de Itapuama.

Na Master, o título será decidido pelo paulista Paulo Giachetti, o paraibano Antonio Nunes , o baiano Rogerio Vasconcelos e o catarinense Paulo Sefton, que também está na final da Super Master com o paulista Carlos Pereira, o paraibano Nilton Santos e o pernambucano Ray Farias.

Resultados de sábado

Oitavas de final da Pro - Derrota=9.o lugar
1.a: Geraldo Lemos (CE) 12.17 x 8.14 Reginaldo Nascimento (PE)
2.a: Robson Fraga (ES) 10.60 x 7.97 Alexandro Abolição (SP)
3.a: Jefson Silva (SP) 14.00 x 9.97 Rafael Cavalcante (PE)
4.a: Halley Batista (PE) 14.34 x 12.77 Romualdo Nascimento (PE)
5.a: Rodrigo Sphaier (RJ) 17.60 x 14.27 Carlos Bahia (SP)
6.a: Wenderson Biludo (SP) 10.40 x 10.24 Alex Leco (SP)
7.a: Danilo Rodrigo (SP) 12.67 x 9.07 Amaro Matos (SP)
8.a: Phil Rajzman (RJ) 14.93 x 11.10 Toninho Costa (SE)

Quartas de final da Pro - Vitória=Semifinais / Derrota=5.o lugar
1.a: Robson Fraga (ES) 14.80 x 11.26 Geraldo Lemos (CE)
2.a: Jefson Silva (SP) 13.60 x 13.44 Halley Batista (PE)
3.a: Rodrigo Sphaier (RJ) 13.33 x 12.70 Wenderson Biludo (SP)
4.a: Danilo Rodrigo (SP) 13.74 x 11.40 Phil Rajzman (RJ)

Round 1 Amador Open - 3.o=9.o lugar / 4.o=13.o lugar
1.a: 1-Gabriel Farias (PE), 2-Guilherme Moita (SE), 3-Rogerio Vasconcelos (BA), 4-Rafael de Sousa (RJ)
2.a: 1-Alessandro Mendes (PB), 2-Paulo Giachetti (SP), 3-Lolinho (PE)
3.a: 1-José Vinicius (PE), 2-Caio Santos (PE), 3-Dodô (PE), 4-Carlos Pereira (SP)
4.a: 1-Romualdo Nascimento (PE), 2-Felipe Lacerda (ES), 3-Nascimento Rocam (PE), 4-Dionisio dos Santos (RJ)

Semifinais Amador Open - 1.o e 2.o=Grande Final / 3.o=5.o lugar / 4.o=7.o lugar
1.a: 1-Felipe Lacerda (ES), 2-Gabriel Farias (PE), 3-José Vinicius (PE), 4-Paulo Giachetti (SP)
2.a: 1-Romualdo Nascimento (PE), 2-Caio Santos (PE), 3-Alessandro Mendes (PB), 4-Guilherme Moita (SE)

Round 1 Master - 3.o=7.o lugar / 4.o=10.o lugar
1.a: 1-Paulo Giachetti (SP), 2-Rogerio Vasconcelos (BA), 3-Fernando Santos (PE), 4-Nilton Santos (PB)
2.a: 1-Paulo Sefton (SC), 2-Antonio Nunes (PB), 3-Carlos Pereira (SP), 4-Luiz Duarte (PE)
3.a: 1-Jorge Miranda (PE), 2-Nascimento Rocam (PE), 3-Renner Ferreira (PE), 4-Ray Farias (PE)

Semifinais Master - 1.o e 2.o=Grande Final / 3.o=5.o lugar
1.a: 1-Paulo Giachetti (SP), 2-Antonio Nunes (PB), 3-Jorge Miranda (PE)
2.a: 1-Rogerio Vasconcelos (BA), 2-Paulo Sefton (SC), 3-Nascimento Rocam (PE)

Round 1 Super Master - 1.o e 2.o=Grande Final / 3.o=5.o lugar
1.a: 1-Carlos Pereira (SP), 2-Ray Farias (PE), 3-Ricardo Phebo (RJ)
2.a: 1-Paulo Sefton (SC), 2-Nilton Santos (PB), 3-Sidney Brito (SE)

FONTE: João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...