quinta-feira, 11 de julho de 2013

Infiltração, colchão rasgado e até camisinha: Confederação de Handebol 'aloja' times na miséria


Na mesma época em que a Confederação Brasileira de Handebol anunciou um patrocínio de R$ 4,4 milhões anuais com o Banco do Brasil (que soma-se aos R$ 5 milhões anuais dos Correios), o órgão que rege a modalidade no país vive sob críticas dos clubes.

Paredes com infiltrações no alojamento

Isso porque as condições dadas às equipes que disputam a Copa Brasil feminina de Handebol, disputada em Umuarama, Paraná, não foram minimamente adequadas.

Segundo um integrante de uma das equipes participantes da competição, os alojamentos nos quais os elencos e comissões técnicas se hospedaram beiram a miséria. O relato deste membro de um dos times ao ESPN.com.br diz que o lugar, que ficava dentro do ginásio onde é disputado o campeonato nesta semana, era precário.

"Os quartos com infiltração nas paredes, cheiro de mofo, colchões rasgados, imundos. Nem uma limpeza deram. Nosso quarto tinha até camisinha jogada no chão", disse o integrante, que não quis revelar seu nome nem a equipe da qual fazia parte, com exclusividade ao ESPN.com.br.

Apesar da responsabilidade pela estadia dos clubes para esta competição ser tanto do município quanto da CBHb, os clubes cobram posição da Confederação, já que esta organiza o torneio. A CBHb coloca a responsabilidade na cidade. "A CBHb é responsável pela competição, tem que ver as competições. Pelo visto isso eles não fizeram, deixaram tudo na mão do município", disse a fonte.

Banheiro sujo e em condições precárias

Os clubes pressionaram a Confederação - alguns ameaçaram até não competir -, fizeram uma reunião na segunda-feira e houve uma melhora nas condições segundo o integrante de uma das equipes. No entanto, as condições ainda seguem péssimas.

Em contato com a reportagem, o superintendente da Confederação Brasileira de Handebol, Digenal Cerqueira, afirmou que a CBHb exige condições básicas na estadia, mas afirmou que o aval é da cidade paranaense.

"O aval vem por parte da federação local. O clube pede, a federação sabe quais são as obrigações. Não é exigido hotel 5 estrelas, senão a gente acaba com o Handebol. A gente tem que fazer uma parceria de segurança, higiene, limpeza. Às vezes até num hotel 5 estrelas acabam reclamando. O que a gente quer é que seja limpo", disse Cerqueira.

"Eu já morei lá, eu conheço os alojamentos. São alojamentos com beliche, banheiros, têm segurança. Dentro do padrão previsto, está legal. É muito fácil reclamar e jogar a culpa para os outros. As condições, o local, são alojamentos mesmo, banheiros suficientes para todas as equipes, tem segurança. Pode não ter o conforto, que seria o lado mais pessoal", completou.

A reportagem tentou contato com a federação paranaense de handebol, mas as inúmeras tentativas de ligações não foram atendidas.

FONTE: ESPN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...