sábado, 8 de fevereiro de 2014

Grom Search - Kayane, Samuel e Eduardo mais pertos dos títulos


Vitoriosos na etapa inicial, no litoral gaúcho, Kayane Reis, na categoria feminina, Samuel Pupo, na iniciante, e Eduardo Motta, na grommet, ficaram mais perto dos títulos do 15º Grom Search, após o primeiro dia de disputas na 2ª etapa, neste sábado (8), no Canto do Recreio, Rio de Janeiro.

O evento tem as finais neste domingo e já pode definir seus campeões, por antecipação, caso os atletas repitam os primeiros lugares.

A competição começou neste sábado com ondas pequenas, que não impediram momentos emocionantes. Um deles, com a atual campeã do Circuito, Kayane Reis, de Saquarema. Na primeira fase, ela enfrentou duas cearenses e passou aperto, garantindo classificação nos minutos finais sobre a atual campeã brasileira júnior e open, Larrisa Santos.

“Sabia que essa bateria seria muito difícil, passei no aperto, com uma onda salvadora. A Larissa é muito boa, mas conheço bem essa onda. Quero muito garantir esse título e minha vaga para a final na Austrália, em 2015”, afirma a surfista, que na disputa pelo título foi beneficiada com a derrota de sua rival direta, Karol Ribeiro, de Cabo Frio, campeã em 2012 e vice em Tramandaí.

Ainda na feminina, outro destaque ficou com a cearense Yanca Costa, dona da melhor atuação no sábado. Ela e Kayane terão como rivais na final a paulista Açucena Vaz e a carioca Luara Thompson.

No Grom Search, os campeões do Circuito na mirim e na feminina estarão classificados para o Grom Search International, em abril de 2015. Além disso, ganharão intercâmbio, com curso de inglês de um mês na Austrália, no Holmes College, com passagens aéreas e hospedagem em casa de família.

Kayane já usufruirá desse mesmo prêmio este ano, referente ao título de 2013. Na mirim, que será disputada só neste domingo, a briga ainda está aberta e os paulistas Weslley Dantas e Samuel Pupo dividem o favoritismo.

O mesmo Samuel Pupo, de São Sebastião, também pode chegar ao título da iniciante, o terceiro no evento (foi bicampeão grommet). Os três surfistas que disputaram a final contra ele na etapa inicial não chegaram à final no Rio de Janeiro. O mesmo acontece com Eduardo Motta, de Guarujá.

Na iniciante, Samuel, que voltou a mostrar um surf radical, terá como adversários João Vitor Chumbinho, do Rio de Janeiro, dono da melhor atuação do dia, o cearense Mathias Ramos e o também paulista Mateus Lima.

Na grommet, Eduardo Motta enfrentará o catarinense Wallace Vasco, dono da melhor nota do dia, um 7, e a maior somatória, 13,40, e os também paulistas Vinicius Parra e Diego Aguiar, atual campeão paulista da categoria.

Já Daniel Templar, do Rio de Janeiro, começou a etapa muito bem, com uma das melhores atuações do dia, mas depois “caiu” no round dois.

Junto às disputas no mar, o Grom Search fez valer o slogan, “Muito mais do que um campeonato de surf”, com várias ações envolvendo atletas e público, com a distribuição de pipas e o plantio de mudas de árvores Dois surfistas participaram ativamente do evento. Acompanhado das filhas Sofia e Flora, o tube rider Bruno Santos ajudou no plantio de restinga, uma ação iniciada em 2000, pelo presidente da Feserj, Abílio Fernandes.

“O mais importante é a conscientização com as crianças. Temos de plantar essa semente neles. Essas crianças são os nossos olhos para o futuro. Quando aprendi nos campeonatos que tínhamos que preservar, percebi que Cuidar faz parte da nossa vida e temos que deixar tudo limpo”, disse Bruno.

Já Ian Cosenza brincou com as pipas. “Aprendi a soltar pipa com quatro anos, em Ipanema. Depois, aprendi a surfar na escolinha do Paulo Dobabella e nunca mais parei. Hoje, mesmo sem vento, mandei tanta linha que precisei de outro carretel”, comentou o surfista.

FONTE: Fábio Maradei

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...