sábado, 15 de fevereiro de 2014

Fabricio Meneses - Homenagem ao aniversariante da semana: Slater


Na último dia 11, terça-feira, o maior atleta de todos os tempos, o mito Robert Kelly Slater, fez 42 anos. Desses, 22 deles, dominando o circuito mundial de surf e ditando os rumos do esporte.

Ano passado no WCT Rio tive o privilégio de entrevistá-lo, mas sinceramente foi algo tão inusitado que não soube muito o que falar. Conversamos um pouco sobre o mar, seus tubos impossíveis e as expectativas do título mundial.

Sempre solícito e de bom humor ele respondeu todas as perguntas pacientemente. Mas se fosse hoje Kelly, acho que não faria uma entrevista e sim uma homenagem pelo exemplo de pessoa e atleta que você é.

Enquanto muitos ídolos destroem suas vidas com drogas e álcool você nos demonstra como um verdadeiro campeão deve agir, sendo integro, profissional e atendendo os seus fãs.

Lembro lá do início da sua carreira quando no primeiro ano de circuito o garoto de 20 anos foi coroado como o mais jovem campeão mundial e que também fez uma final histórica em Bells contra o ultra radical Martin Potter demonstrando a todos que o bastão havia mudado de mão.

Quantos momentos fantásticos como amante do surf, e como escritor, acompanhei da sua carreira?

O ápice em 1995 com o título da tríplice coroa, do pipemaster com 4 notas dez e a clássica semi final contra seu amigo Rob Machado com o give me five e a final que cravava a incrível volta de Ochy ao circuito, coroando o título mundial tido como impossível?

As sete vitórias no Pipemaster, as três em Fiji e Teahupoo, no histórico campeonato de G-land. As incríveis viradas nas finais em cima de Andy em Jefrey´s Bay, Taj na França e Bede em Bells, dentre tantas outras como a semi final do Pipemaster contra Occy em 99 e a mais impressionante de todas em Teahupoo contra Bruce Irons em 2004!

E para não restar dúvidas do surfista completo, usando suas palavras, o título mais importante da sua Carreira, o Eddie Aykal invittation em Waymea Bay!

Lembro em 2002 quando Teco Padaratz escreveu que estávamos nos preparando para nos despedirmos de você. E como nós torcedores do surf agradecemos por ele estar errado!

Acompanhei toda a sua carreira, todos os seus 11 títulos mundiais e a impressionante marca de 54 vitórias na primeira divisão do surf.

Mas os momentos mais marcantes foram nas areias da Barra no ano passado com seus incríveis tubos e no Barradoor em 1997 assistindo ao vivo aquela que ficou conhecida como a melhor onda surfada em campeonatos no Brasil.

Um tubo profundo com oito pés para direita, impossível de ser completado por qualquer mortal, mas você saiu com a baforada fazendo a praia toda levantar e gritar como um gol no Maracanã lotado, e ainda não contente emendou um floater em um buraco inacreditável que nem os fotógrafos acreditaram que seria possível completar, tanto que as revistas especializadas para terem a sequência completa precisaram das fotos de três fotógrafos! Algo que jamais esquecerei!

Como Cris Davisson em uma semifinal contra você, após presenciar o seu Olley Up, devemos todos tirar os nossos chapéus em sua homenagem.

Mas também Kelly, não poderia deixar de dizer que, como brasileiro, os momentos que mais vibrei na sua carreira foram derrotas suas para meus compatriotas.

As finais em Hossegor contra Teco, em Supertubos contra Mineiro, no Brasil contra Jadson, contra Medina por duas vezes na Europa, no começo da sua carreira contra Fábio Gouveia e principalmente contra o meu amigo Armando Daltro na sua casa em 2000.

Você escreveu seu nome como o maior atleta de todos os tempos e com a incrível vitória no Pipe Proe clássico com 12 pés não resta dúvidas que a sua dinastia ainda está longe de acabar!

FONTE: Fabrício Meneses

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...