terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Provocando alegria e ódio na torcida, Bellucci vence na estreia no Rio Open

tênis thomaz bellucci rio open (Foto: Ricardo Ramos/Fotojump)

Foi de tirar o torcedor do sério, mas Thomaz Bellucci conseguiu se classificar, às duras penas, para as oitavas de final do Rio Open. Com uma mistura de boas jogadas, mas muitos erros bobos, o paulista de Tietê derrotou o colombiano Santiago Giraldo nesta segunda-feira, de virada, pelas parciais de 3/6, 6/4 e 6/3, e é o único brasileiro vivo na chave masculina de simples. Com essa vitória, ele vai recuperar o posto de número 1 do Brasil - atualmente em posse de João Souza - e avançou no Rio de Janeiro para enfrentar ou Juan Mónaco ou Horacio Zeballos na quarta-feira. Os argentinos duelam pela primeira rodada nesta terça.

- Eu estava bem nervoso para fechar o jogo. Foi uma emoção muito grande ganhar hoje. Para muitos pode parecer só mais um jogo, mas eu fiquei emocionado. Para mim, significou muito esse jogo e quem sabe eu possa jogar um bom tênis na quarta-feira e me classificar de novo. Estou muito contente - disse Bellucci.

O jogo


No começo da partida, os boleiros chamaram mais a atenção que os dois tenistas. Giraldo se irritava com os meninos, que estavam dispersos e mais se livravam da bola do que a lançavam para os jogadores. Precisaram de uma dura do juiz de cadeira para fazer o trabalho bem feito.

Juiz de cadeira chama a atenção dos boleiros durante intervalo de jogo (Foto: Matheus Tibúrcio)

Dentro de quadra, Bellucci ao mesmo tempo arrancava aplausos da torcida como a deixava impaciente. No sexto game, ele tinha tudo para matar um ponto no smash, mas foi capaz de atacar na rede quando estava quase colado a ela. Esse ponto deu o break point a Giraldo, que conquistou a quebra após uma bola do brasileiro para fora. O número 2 do Brasil se recuperou, fez boas jogadas e devolveu a quebra no game seguinte, mas voltou a perder um game de saque, mesmo depois de salvar um duplo break point. Quando perdia por 5/3, ele chegou a também ter duas chances seguidas de quebra, mas levou a virada e perdeu o set.

No decorrer da partida, Giraldo foi se mostrando um tenista nervoso. As reclamações do colombiano e os momentos de vibração dele geravam automaticamente vaias da torcida brasileira. Mesmo diante da pressão da arquibancada, ele começou o segundo set com uma quebra. Bellucci não se deu por vencido, e venceu quatro games consecutivos, puxando cada vez o apoio da arquibancada. Parecia que o brasileiro chegaria ao empate em sets com tranquilidade, mas ele foi quebrado justamente quando sacava para fechar a parcial, no 5/3. Tomou a quebra, mas em seguida teve o set point no saque do adversário. Perdeu essa chance, mas conseguiu outra pontos depois e empatou o confronto.

A relação de amor e ódio da torcida com Bellucci continuou. Mesmo que inconstante, Bellucci mostrava mais condições de alcançar uma quebra, mas ainda não sabia ter a tranquilidade necessária para vencer. No sexto game, chegou a levar a disputa para a igualdade. Quando vencia por 4/3, desperdiçou dois break points com erros bobos, tirando a torcida do sério. Porém, num voleio do colombiano para fora, Bellucci abriu uma quebra de vantagem e fez 5/3. Dessa vez o brasileiro não repetiu o que acontecera no segundo set e fechou a partida no próprio saque, com um ace.

Clezar eliminado

Guilherme Clezar não conseguiu vencer na estreia no Rio de Janeiro. No duelo contra o argentino Federico Delbonis, o brasileiro foi rapidamente derrotado por duplo 6/1. Com 55 minutos de duração, o confronto começou depois e terminou antes do duelo entre Bellucci e Giraldo. Pela tarde, João Souza também já havia sido eliminado.

FONTE: GLOBO ESPORTE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...