terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

SUP Yoga chega à Praia de Copacabana

Thaís Miranda faz uma postura sobre o SUP. Foto : Divulgação.

A cada dia o Stand Up Paddle (ou simplesmente SUP) vem ganhando mais praticantes nas praias do Rio de Janeiro e demais cantos do Brasil.

A união entre a prática do Stand Up e do Yoga é conhecida como SUP Yoga e consiste na execução das posturas do Yoga em cima da prancha, sobre a água. Assim, o tapete passa a ser a prancha, e o estúdio de prática, a natureza ao redor com todos os seus elementos: o vento, a água do mar, o sol, os pássaros.

Esse contato com a natureza revitaliza a o corpo e a mente, favorecendo ao relaxamento e proporcionando tranquilidade mental.

Antes de ir para o mar, são realizadas algumas posturas na areia com o objetivo de preparar o aluno para a prática. São as chamadas Saudações ao Sol: uma sequência vigorosa de posturas que, além de aquecer e alongar o corpo, consiste essencialmente numa reverência ao sol, representando assim toda a natureza.

É o momento, portanto, de trazer a consciência para a prática e de se desligar de tudo que possa perturbar a mente.

Em seguida, entramos no mar e executamos as posturas. Enquanto o praticante de SUP Yoga se adapta ao movimento da prancha, num desafio contínuo para manter-se sobre ela, trabalha seu equilíbrio e concentração.

Algumas divertidas e refrescantes quedas na água e uns minutos de remada entre uma postura e outra fazem parte da prática, pois lidamos com o mar e o vento, elementos sobre os quais não temos controle algum.

Assim, ao mesmo tempo em que aprimoramos nossa capacidade de nos manter focados, aprendemos a conviver com tranquilidade com os elementos externos.

As aulas são abertas a praticantes ou não de Yoga. Embora muitos pensem que as posturas são complexas e exigem preparação física anterior, sua variedade é enorme e são executadas sempre dentro da capacidade e limite de cada um, trabalhando flexibilidade, força e o equilíbrio.

Mesmo aquelas cujo objetivo é tão somente o relaxamento, tornam-se ainda mais relaxantes quando executadas em integração com a natureza.

O SUP Yoga Rio de Janeiro, em parceria com o point Universo Paddle Surf, trouxe a prática do Stand Up Paddle Yoga para a praia de Copacabana (Posto 6, altura do nº 4.122 da Av. Atlântica).

No próximo domingo, dia 16 de fevereiro, às 09h, será realizada uma aula promocional para divulgar a modalidade e as aulas, que é novidade deste verão no Rio de Janeiro.

Os interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail supyogariodejaneiro@gmail.com até o dia 15 de fevereiro. As vagas são limitadas e o valor é R$40.

Para nos conhecer ou saber informações sobre aulas acesse supyogariodejaneiro@gmail.com


FONTE: Thais Miranda e Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...