sábado, 15 de fevereiro de 2014

RESSACA ESPANHOLA

go-surf-blog-2014-relato-swell-stephanie-explosiva-norte-espanha-spain-ressaca-000
Por Thomas Dreux – Feijão

A península Ibérica é conhecida por suas muitas praias paradisíacas e outros tantos picos de surf famosos. Porém, Nazaré (Portugal) mundialmente conhecida pelas ondas gigantes e o azulado litoral sul espanhol tem perdido nos últimos dias, atenção para o litoral norte da Espanha que bomba com ressacas e fortes tempestades.


O mal (ou bom) tempo por aqui tem nome, chama-se “ciclogénisis explosiva Stephanie” e tem trazido desde o último domingo grandes ondas (em alguns lugares ficaram entre os 10 e 15 metros), fortes ventos e muito frio, principalmente para o norte e leste do país.
Até agora, as províncias mais afetadas são: Cantábria, Astúrias, Galícia e País Basco. Por enquanto, são dois os mortos e quatro desaparecidos, o prejuízo estimado é de mais de 30 milhões de euros.

Alguns corajosos se aventuram nas grandes ondas, mas os ventos de até 100km/h não ajudam na formação do swell, sem contar com o frio: temperaturas próximas a 0°C e a ainda mais baixa sensação térmica reserva as ondas a alguns poucos bravos.

No começo desse ano, durante uma das ressacas que castigou o litoral europeu uma mulher foi dragada pelo mar em Sardineiro Beach – Santander por não respeitar as leis da natureza. O acidente poderia ser sido evitado facilmente se ela não abusasse da própria sorte. Se ainda não viu, confira no vídeo:




Accidente playa del Sardinero (durante el temporal) - 06/01/2014 from Morenuuus' Creatives on Vimeo.

Hoje, (terça-feira) a tempestade se espalhou por toda a Espanha, 31 províncias estão em alertapara o vento e neve e aqui para Madrid trouxe muita chuva, vento (rajadas de até 60 km/h) e um frio de rachar. Confesso que não dá vontade de sair de casa. A previsão é de neve para esta tarde. Em algumas províncias aqui por perto e nas serras há bastante neve, inclusive fechando estradas.

Para os espanhóis essa parece ser mais uma tempestade de inverno que, como outras traz mais frio e prejuízos, mas não é algo incomum por aqui. Há certo destaque na TV e nos jornais. Outro dia eu estava no metro e as televisões nos trens e plataformas davam orientações sobre os fortes ventos e chuvas que iriam atingir a cidade.

Acho que as imagens (do último domingo) abaixo podem mostrar melhor o que estou dizendo:











FONTE: GO SURF

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...