quarta-feira, 15 de maio de 2013

Entenda mais sobre os Suplementos Alimentares


Existe uma forte indústria de suplementos alimentares no mercado, a todo instante dizendo que deve tomar este ou aquele suplemento, esta grande variedade de ofertas de suplementos alimentares pode levar uma boa parte das pessoas a tomar suplementos que na verdade não precisa, ou o que é ainda pior é precisar de determinado suplemento e por falta de conhecimento simplesmente não tomar nada.

Aqui poderá ver como avaliar por si mesmo se deve ou não tomar suplementos e quais os principais tipos de suplementos que poderá utilizar. Claro que não há como falar em um único artigo sobre todos os suplementos, porém ao menos sobre os suplementos mais básicos falarei, assim poderá a partir disto saber o que realmente precisa ou não em sua dieta (seja para emagrecer ou ganhar peso).

Para quem imagina que a alimentação é o único fator decisivo sobre a necessidade de suplementação já adianto que se enganou, existem um outro fator extremamente importante que é a duração e intensidade de sua atividade física, por exemplo:

Se vai correr durante 50 minutos de um modo geral poderá o fazer apenas bebendo água durante a corrida para se hidratar e fazendo um lanche cerca de 40 minutos antes da corrida. Já para corridas mais longas começa a ser necessário fazer uma boa suplementação que dependendo de sua alimentação poderia ser com BCAA’s, Carboidratos ou mesmo com Glutamina.

Mais Treino Aumenta as Exigência para o Corpo, Portanto Suplementos são Importantes!

Pelo fato de que quanto mais treinar maiores são as exigências nutricionais para seu corpo fica mais simples entender porque existem tantos tipos de suplementos alimentares. Esta grande variedade de suplementos não é feita simplesmente para vender mais, mas sim para atender a necessidades específicas de cada atleta.

De um modo geral sempre que seus treinos forem feitos com uma duração superior a 1 hora já será preciso suplementar com carboidratos para repor seus estoques de energia (exceto para quem visa emagrecer), desta forma poderá treinar por mais tempo sem apresentar sintomas de fadiga (o que atrapalha bastante seu desempenho).

Se estiver treinando muito e sem fazer uma suplementação alimentar talvez esteja até mesmo prejudicando seu organismo, um bom exemplo disto é o catabolismo (quando o corpo passa a degradar proteínas dos músculos para gerar energia). Neste caso ao invés de estar fortalecendo seus músculos estará de certa forma os “desmontando”, o que poderia ser facilmente evitado com BCAA’s.

Suplementos alimentares mais específicos como por exemplo Ferro devem ser utilizados com cuidado (com orientação de um médico ou nutricionista), pois caso não esteja necessitando estará fazendo uma superdosagem de Ferro, isto certamente desencadeará um quadro de excesso de Ferro e todos seus sintomas desagradáveis.

Quais são os Principais Tipos de Suplementos que devo Considerar em Minha Dieta?

Carboidratos: este é o suplemento alimentar repositor de energia (glicogênio) e também de sais minerais do organismo, geralmente encontrado com facilidade em lojas de suplementação alimentar em forma de gel ou pó para preparo. Os carboidratos de melhor qualidade possuem dextrose e ribose em sua formulação.

BCAA: são os aminoácidos de cadeia ramificada (leucina, isoleucina e valina), vale lembrar que estes aminoácidos NÃO são produzidos pelo corpo, sua presença é 100% originada em sua ingestão através da alimentação e suplementação. É indicado para promover uma melhor síntese e recuperação muscular e também auxilia a evitar o catabolismo.

Whey Protein: este é um suplemento alimentar necessário para quem deseja ganhar massa muscular (musculação), porém também é bastante indicado para quem faz outras atividades como por exemplo grandes provas de corrida (20 km ou mais). Atividades de longa duração tendem a exigir mais dos músculos e ter boa proteínas certamente ajudará na recuperação muscular.

Glutamina: apesar de ser o aminoácido mais abundante no sangue é importante fazer sua suplementação durante fases de treinos intensos pois sua concentração tende a cair nesta época. A Glutamina desempenha importantes papeis como o transporte de nitrogênios entre os órgãos e alimentar o sistema imunológico. Um dos motivos de atletas apresentarem baixa do sistema imunológico durante seus treinos mais intensos é a falta de Glutamina.

Agora que já conhece os principais tipos de suplementos alimentares e suas indicações basta avaliar como é seu treino e verificar se está fazendo a suplementação de forma adequada.

FONTE: GOOGLE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...