quarta-feira, 15 de maio de 2013

Jovens especiais surfam em Geribá


As areias da Praia de Geribá em Búzios, Região dos Lagos no Rio de Janeiro, é palco de um projeto de inclusão social desenvolvido pela Escola de Surf Shark’s Surf School, em parceria com a Associação de Pais de Alunos Excepcionais (APAE), onde crianças, jovens e adultos com necessidades especiais deslizam as ondas todas as quintas-feiras do mês.

Funcionando há dez anos no canto direito da praia de Geribá, a Shark’s Surf School realiza trabalhos de aulas de surf diariamente.

E foi há cinco anos, que o dono da escola Márcio Ferreira (43) foi abordado por uma senhora que tem uma filha deficiente visual, falando que a menina tinha o sonho de surfar.

Márcio relata que levou a menina para o mar ensinando-a todo o procedimento, e ela conseguiu ficar em pé na prancha. Ao saírem da água, o surfista diz que tinha uma galera aplaudindo o espetáculo.

Daí então, ele notou que essa era mais uma missão em sua vida, e de um ano pra cá, vem desenvolvendo o projeto com o apoio da Presidente da APAE, Ângela Barroso.

Percebendo o grau de da limitação de cada um dos 30 alunos, Márcio e os demais instrutores da escola buscaram formas diferentes de darem as aulas. Os autistas entram no mar acompanhados por um instrutor, mas ficam sozinhos na prancha, já os cadeirantes precisam de um cuidado mais especial porque têm os movimentos mais limitados, por isso, o instrutor fica junto com eles apesar de ter uma cadeira na prancha para acomodá-los.

A Presidente da APAE, Ângela Barroso, muito feliz com o resultado, diz que eles já praticam natação e futsal e, agora, levam a sério o surf, e que o retorno disso é maravilhoso, porque traz melhoria psicológica, e socializa os mesmos.

Visivelmente mais feliz depois de começar as aulas, o aluno cadeirante Ezequiel Carvalho (32), apesar de morar no bairro da Praia de Geribá, nunca tinha entrado no mar. O pai dele, Jorge Carvalho (72), explica que a prática do surf tem sido de extrema importância para o levantamento da autoestima de seu filho, que fica eufórico a cada vez que entra nas águas do mar dá um mergulho.

Assim, segue o projeto de muito sucesso, proporcionando aos alunos momentos de pura magia nas águas cristalinas com ondas perfeitas para o surf, realizando a inclusão social, levantando a autoestima de cidadãos e contribuindo para um mundo melhor através do esporte.

Para conhecer mais sobre a escolinha acesse e curta a página Shark's Surf School no Facebook.

FONTE: Natália Azevedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...