sexta-feira, 3 de maio de 2013

WCT Rio - Está chegando a hora


Está chegando a hora da apresentação dos melhores surfistas do mundo na etapa brasileira do WCT.

Faltam apenas seis dias para o início do Rio Pro, que vai promover o terceiro desafio da corrida pelo título mundial da temporada, entre os dias 8 e 19 de maio na Cidade Maravilhosa.

A base principal está sendo montada novamente nas ondas do Postinho, na Barra da Tijuca, com a Praia do Arpoador também recebendo uma estrutura alternativa para sediar a competição, caso apresente melhores ondas durante o período reservado para o evento.

A disputa do título está acirrada neste início de temporada. O onze vezes campeão mundial, Kelly Slater, venceu a primeira etapa do ano na Gold Coast e manteve a primeira posição no ranking na segunda parada do ASP World Tour 2013 em Bells Beach, também na Austrália.

No entanto, a vantagem dele para os australianos Mick Fanning e Taj Burrow, que dividem a segunda posição, é de apenas 50 pontos. O quarto colocado é o brasileiro Adriano de Souza, com a vitória conquistada na tradicional etapa de Bells Beach. E em quinto está o defensor do título mundial, Joel Parkinson, vice-campeão do Rio Pro no ano passado.

Slater não veio ao Brasil em 2012 porque estava contundido, mas já anunciou que vai participar de todo o circuito este ano. “É bom começar na frente, mas a temporada é longa e muita coisa pode acontecer”, disse Kelly Slater, após a vitória na Gold Coast.

“O grupo atual do WCT é, talvez, o mais talentoso de toda a história do WCT e ainda teremos várias etapas pela frente. Só sei que estou comprometido para correr o circuito todo este ano”.

Entre os talentos destacado por Slater, estão os integrantes do jovem time verde-amarelo que participa da divisão principal do ASP World Tour, que vêm sendo chamados pela mídia internacional como “Brazilian Storm”.

Adriano de Souza, o Mineirinho, já tem frequentado o seleto grupo dos top-5 do ranking mundial nos últimos anos. O também paulista Gabriel Medina assombrou o mundo com seus aéreos já na primeira temporada dele na elite, conquistando duas vitórias em 2011, na França e nos Estados Unidos.

O catarinense Alejo Muniz e os paulistas Miguel Pupo e Filipe Toledo, um dos estreantes do WCT este ano, são mais três forças da nova geração brasileira e o experiente Raoni Monteiro completa a equipe que representa o país na disputa do título mundial de 2013.

Pupo é o único que ainda não competiu esse ano por estar contundido. Mas, ele vem sendo substituído muito bem pelo catarinense Willian Cardoso, que barrou Kelly Slater na terceira fase da etapa de Bells Beach, encerrada com uma inédita vitória brasileira do paulista Adriano de Souza.

Gabriel Medina atacando as direitas de Bells Beach. Foto: Steve Robertson / ASP.

Contundidos

Além de Miguel Pupo, o havaiano Fredrick Patacchia é outro lesionado que não participou das duas provas australianas que abriram o ASP World Tour 2013. Também do Havaí, John John Florence, se contundiu no primeiro desafio do ano na Gold Coast, assim como Gabriel Medina.

Só que o brasileiro competiu em Bells Beach, enquanto o havaiano não vem nem defender o seu título de campeão do Rio Pro no Brasil. Além dele, o português Tiago Pires deve ser outro desfalque, pois sofreu uma lesão de ligamento no joelho esquerdo.

Medina ainda está em recuperação, mas antecipou sua ida para o Rio de Janeiro e já foi visto treinando no fim de semana nas ondas do Postinho da Barra da Tijuca, onde está sendo instalada a grande arena da etapa brasileira do WCT. Ele quer buscar um bom resultado para entrar na briga do título mundial, já que a vitória no Brasil poder valer a ponta do ranking .

“Eu me machuquei logo na primeira bateria do ano, torcendo o tornozelo quando voltava de uma manobra”, contou Gabriel Medina, em entrevistas. “Ainda estou em tratamento, mas quero dar tudo de mim aqui no Brasil. Vejo a galera na praia, torcendo por mim, então quero dar show, fazer meus aéreos, minhas manobras e coisas novas também. Podem esperar”.

Com a relação dos contundidos acima, quem deve ter uma nova chance de competir contra os melhores do mundo é o catarinense Willian Cardoso. Na etapa passada, em Bells Beach, ele conseguiu a proeza de bater a fera Kelly Slater, que vinha embalado da vitória na primeira etapa do ASP Tour 2013 na Gold Coast.

Willian ficou bem perto da classificação para o grupo dos top-34 do WCT no ano passado e é o segundo “alternate” da temporada, atrás ainda do norte-americano Patrick Gudauskas. Ambos participaram das duas etapas da Austrália.

“Foi muito emocionante para mim vencer o Kelly Slater”, disse Willian Cardoso. “Dominei a bateria o tempo inteiro, fiz o meu jogo e deu tudo certo. O mar estava perfeito em Bells Beach e entrei com muita vontade de ganhar dele, que é um mito para todos nós. No fim da bateria, ele (Kelly Slater) me deu os parabéns e falou super bem de mim em algumas entrevistas”.

TOP-22 do ASP World Tour 2013 após 2 etapas na Austrália
1.o: Kelly Slater (EUA) – 11.750 pontos
2.o: Mick Fanning (AUS) – 11.700
2.o: Taj Burrow (AUS) – 11.700
4.o: Adriano de Souza (BRA) – 10.500
5.o: Joel Parkinson (AUS) – 9.750
5.o: Nat Young (EUA) – 9.750
7.o: Jordy Smith (AFR) – 8.250
8.o: Michel Bourez (TAH) – 7.000
9.o: Julian Wilson (AUS) – 6.950
9.o: Bede Durbidge (AUS) – 6.950
9.o: Kai Otton (AUS) – 6.950
9.o: Filipe Toledo (BRA) – 6.950
13: Josh Kerr (AUS) – 5.750
13: Jeremy Flores (FRA) – 5.750
13: C. J. Hobgood (EUA) – 5.750
16: Matt Wilkinson (AUS) – 5.700
16: Willian Cardoso (BRA) – 5.700
18: Adrian Buchan (AUS) – 4.500
18: Travis Logie (AFR) – 4.500
18: Brett Simpson (EUA) – 4.500
18: Raoni Monteiro (BRA) – 4.500
18: Adam Melling (AUS) – 4.500
Outros brasileiros
23: Gabriel Medina (SP) – 3.500 pontos
23: Alejo Muniz (SC) – 3.500
31: Miguel Pupo (SP) – 1.000

FONTE: João Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...