sábado, 4 de janeiro de 2014

PESOS-PESADOS DAS ONDAS GRANDES A CAMINHO DA EUROPA PARA O SWELL DO ANO

long_greg8889eddie12kirstin_copy_copy_copy
Greg Long está a caminho de Lisboa, embora não se conheça ainda o pico onde irá entrar. Foto: ASP

É certo que o ano ainda está no início, mas dificilmente irá haver algo mais gigante do que isto nos próximos tempos. Assim que foi dado o primeiro alerta, começaram as primeiras mensagens nas redes sociais. Os sites especializados em previsões lançaram o aviso para aquele que vai ser o swell do ano e talvez do século e alguns dos grandes nomes do big riding mundial estão já a caminho da Europa.

O caso mais flagrante é o do campeão mundial de ondas grandes em título Greg Long, que partilhou no seu Instagram uma foto com as previsões e também com o bilhete da viagem para Lisboa. Na companhia de Long, deverá vir também Ian Walsh. Quem também está a caminho é a dupla brasileira Felipe “Gordo” Cesarano e Rodrigo Koxa, aos quais se deve juntar Eric Rebiere.

Embora um swell deste tamanho - a maioria dos sites especializados dá para segunda-feira uma ondulação na casa dos 9 metros com um período superior a 20 segundos – nos traga logo à memória a Nazaré, a escolha dos pesos-pesados das ondas grandes deverá passar pelo norte de Espanha e também por França, nomeadamente Belharra.

Pelo que foi possível apurar, há já grande agitação junto do pico basco, uma vez que as condições perspectivam-se ideais para segunda-feira, com vento sul e um período de 23 segundos da parte da tarde. É lá, em Belharra, que os nomes já aqui falados deverão estar a surfar na remada, prevendo-se algo histórico. Que se preparem os responsáveis do Billabong XXL Awards.

O vento forte não torna as condições favoráveis na Nazaré, assim como as recentes complicações para obter a autorização para se fazer tow-in na Praia do Norte. A SURFPortugal sabe que ainda não foram feitos pedidos para obter a autorização para surfar nos próximos dias e a equipa ZON North Canyon Show também não irá estar na água, uma vez que Garrett McNamara se encontra no Havai.

A imagem diz tudo. As coisas parecem estar a ficar negras!

FONTE: SURF PORTUGAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...