terça-feira, 24 de julho de 2012

Bernardinho põe quatro seleções à frente do Brasil na busca pelo ouro, mas garante: 'Vamos brigar por medalha'

Bernardinho põe quatro seleções à frente do Brasil na busca pelo ouro, mas garante: 'Vamos brigar por medalha' 

O sexto lugar na última edição da Liga Mundial marcou a pior performance do Brasil sob o comando de Bernardinho no torneio e colocou o prestígio da seleção em xeque pouco tempo antes dos Jogos Olímpicos de Londres. E, ao desembarcar na capital britânica na tarde desta segunda-feira, o técnico admitiu que, desta vez, o favoritismo está com outras equipes.

Colocando outras quatro seleções como as principais candidatas ao ouro em Londres - Polônia, Itália, Estados Unidos e Rússia -, Bernardinho ressaltou que, mesmo não entrando como favorito, o Brasil está na briga por um dos três lugares no pódio nos Jogos.

"A Polônia está na nossa frente, vem de bons resultados. A Itália e os Estados Unidos também. Ainda tem a Rússia, mas o Brasil certamente vai se inserir nesse grupo na briga por medalha, não tenho dúvidas disso", reconheceu o treinador.

"Com experiência, você pensa e vê as coisas de forma diferente. Tivemos mais vitórias que derrotas e temos que usar a experiência nesse momento de dificuldade, de desafio, de dúvidas, de questionamento. Se soubermos usar a experiência de forma correta, pode ser um fator de reversão", explicou.

Na gestão de Bernardinho, iniciada em 2001, a seleção brasileira também chegou aos Jogos Olímpicos com um resultado ruim na Liga Mundial - a seleção ficou apenas com a quarta colocação na competição que, inclusive, teve a fase final realizada no Brasil. Levando tudo isso em consideração, o técnico mostra otimismo com relação ao desempenho dos brasileiros em Londres.

"Em 2008, perdemos a Liga Mundial em casa, por exemplo. Temos que aprender com essas lições, seguir em frente e fazer o nosso melhor. Nossa única obrigação aqui é fazer o nosso melhor, o que não conseguimos na Liga Mundial e nos deixou bastante frustrados", disse.

Além da decepção na Liga Mundial, o Brasil passou por algumas dificuldades ao longo deste ano olímpico, principalmente com as lesões de jogadores importantes como Giba e Murilo, ambos já recuperados. Em meio ao clima de desconfiança, a equipe nacional ainda caiu em um grupo difícil na primeira fase dos Jogos de Londres, ao lado de por Rússia, Estados Unidos, Sérvia, Alemanha e Tunísia, a rival da estréia.

"Na minha opinião, são cinco times com reais condições de terminar entre os quatro primeiros que se classificam. Apenas a Tunísia é um pouco menos qualificada. Nosso primeiro objetivo é passar para as quartas, se possível em uma melhor classificação para evitar os mais fortes do outro grupo, em tese Polônia e Itália", declarou Bernardinho.

A equipe de vôlei masculino chegou a Londres na tarde desta segunda-feira, pouco tempo depois que o tenista Thomaz Bellucci desembarcou na capital inglesa. A programação da seleção agora começa já na noite desta segunda-feira, com o primeiro treinamento em solo britânico. A estreia do Brasil nos Jogos Olímpicos de Londres será no próximo dia 29 de julho, diante da Tunísia, o adversário mais fraco da chave.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...