domingo, 22 de julho de 2012

Renan Barão derrota Faber, leva cinturão interino e dá supremacia ao Brasil no UFC



O Brasil tem mais um campeão no UFC. Renan Barão entrou no octógono na madrugada deste domingo para disputar o título interino dos pesos galo e mostrou uma estratégia de luta perfeita. Dominante durante todo o combate, o potiguar derrotou o norte-americano Urijah Faber na decisão unânime dos jurados (49-46, 50-45 e 49-46) e voltará para a casa com cinturão na bagagem.
“Graças a Deus estava bem preparado para tudo Sabia que Faber era um grande atleta, um cara duro. Sabia que ele tinha golpes fortes, mas não me surpreendeu porque eu estava bem treinado. Meus técnicos estavam falando que ele estava sentindo os chutes na perna e passei a usar isso para diferenciar as combinações”, disse Barão logo após a luta. “Desculpa se eu não pude agradar a todos, mas vou treinar para poder voltar ainda melhor”, completou.

Campeão interino, Renan Barão vai agora enfrentar o atual detentor do título da categoria, o também norte-americano Dominick Cruz. O cinturão da categoria foi colocado em disputa porque Cruz lesionou o joelho e só deve voltar a entrar em ação no ano que vem. Dependendo do tempo que Dominick ainda precise para se recuperar, é possível que Barão ainda faça outra luta antes de unificar o cinturão.

O brasileiro chega a luta pela unificação com números incríveis. Depois de perder em sua primeira luta de MMA, ainda em abril de 2005, Renan Barão nunca mais foi derrotado. Desde então, são 29 vitórias e um empate, a atual maior sequência invicta do UFC. A sequência atual já tem 19 triunfos consecutivos.

Com a vitória de Barão, o Brasil volta a ser o país com mais cinturões no UFC. A entidade de MMA mais importante do mundo tem atualmente sete categorias (a oitava, dos moscas, ainda não tem campeão definido), e quatro delas têm um brasileiro como campeão. Renan tem o título interino dos galos, José Aldo é dono do cinturão entre os penas, Anderson Silva domina entre os médios, e Júnior Cigano é o melhor peso pesado.

Os Estados Unidos seguem com quatro cinturões, mas dois deles em categorias com o título dividido. Lesionado, Dominick Cruz é o campeão justamente entre os galos e ainda enfrenta Renan Barão para unificar o cinturão. Carlos Condit vive situação inversa: tem o título interino dos meio-médios e ainda precisa enfrentar o canadense Georges St-Pierre para unificar o cinturão. Soberano, apenas Bem Henderson, entre os leves, e Jon Jones, entre os meio-pesados.

Os EUA, porém, já tem outro título garantido. Tudo porque dois norte-americanos farão uma ‘final’ para definir o primeiro campeão entre os pesos moscas. O título será disputado por Joseph Benevides e Demetrious Johnson.


Renan Barão acerta um soco em Urijah Faber durante o UFC 149

A luta - Barão começou arriscando um plástico chute alto, mas sem sucesso. Faber partiu para cima tentando derrubar o brasileiro, mas acabou castigado com uma série de socos. Renan mantinha a distância mais longa. Os dois ensaiavam trocar chutes, mas não acertavam os golpes. Na metade do round, o brasileiro acertou um belíssimo chute rodado que balançou o rival. Barão foi para cima, mas Urijah conseguiu fugir. Sem muitas dúvidas, Renan levou a melhor no primeiro round.

O segundo round começou com muita movimentação, mas com um pouco mais de estudo. Faber conseguiu encurtar um pouco a distância e acertou bons golpes. Barão tentava encurralar o rival na grade e acertou uma boa sequência, com direito até a joelhada voadora. O rival aguentava bem os golpes do brasileiro. Renan seguia apostando em plásticos chutes altos. No fim, os dois ainda ensaiaram uma trocação mais franca, sempre com os melhores golpes desferidos pelo brasileiro. O assalto foi mais equilibrado, mas Renan levou a melhor de novo.

Faber começou o terceiro round acertando o rosto do brasileiro e foi para a tentativa queda, mas Renan respondeu muito bem com uma sequência de pesados golpes. Urijah amarrou um pouco a luta e até conseguiu desequilibrar Renan, que se levantou novamente. A resposta veio em mais uma boa série de golpes, com outra joelhada voadora desferida por Barão. O brasileiro era superior na trocação, e Faber não conseguia uma chance de levar a luta para o chão. Mais um round na conta de Barão.


O quarto round começou um pouco mais devagar que os outros. Faber começou com golpes um pouco melhores que os do brasileiro, com direito a um direto de direita no rosto de Renan. O cansaço já fazia com que o combate ficasse mais lento. Urijah tentava travar os chutes de Barão para pegar as pernas do rival e levar a luta para o chão, mas não teve sucesso nenhuma vez. Com um minuto para o fim, o brasileiro acertou o primeiro golpe contundente no assalto, um gancho no fígado do adversário. No round mais disputado, melhor para Faber.
Com o cansaço em alta, o quinto e decisivo round começou em um ritmo mais lento. Faber até parecia mais inteiro, mas não conseguia bons golpes. O brasileiro aproveitava para tentar jogar no contragolpe. Renan passou a usar a envergadura e esticar o braço esquerdo, mantendo o rival distante. Neste jogo, o brasileiro começou a acertar alguns bons golpes. Seguro, o brasileiro levou a luta até o fim e ganhou mais um round.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...