domingo, 29 de julho de 2012

Brasil sofre e precisa de cinco sets para vencer Turquia na estreia

Seleção bateu as turcas por 3 a 2 (© Reuters)

Atual campeã olímpica, a seleção brasileira feminina de vôlei estreou com vitória nos Jogos de Londres. A equipe comandada por José Roberto Guimarães, no entanto, precisou suar bastante para vencer a Turquia por 3 sets a 2 neste sábado. As parciais foram de 25/18, 23/25, 25/19, 25/27 e 15/12.

Após chegar a Londres sob desconfiança (foi quinta colocada na Copa do Mundo de 2011, teve de participar do Pré-olímpico Sul-americano para garantir classificação e perdeu o título do último Grand Prix para um time misto dos Estados Unidos), a equipe brasileira precisou de 26 minutos para vencer o seu primeiro set no torneio.

Na parcial seguinte, contudo, o Brasil foi surpreendido pelas turcas, comandadas pelo treinador brasileiro Marco Aurelio Motta e que fizeram sua estreia em Jogos Olímpicos. O time de Zé Roberto não se abateu e superou o equilíbrio que prevalecia no terceiro set.

Quando dominava o jogo no quarto set e aproximava-se da vitória, contudo, a seleção vacilou excessivamente e permitiu a virada turca. Em 17 minutos de tie-break, prevaleceu a experiência brasileira.

Apesar do susto, o jogo deste sábado marcou, não só a primeira vitória da seleção brasileira em Londres, como também o retorno da ponteira Natália, que estava há quase um ano sem jogar. A jogadora passou por duas cirurgias para retirar um tumor na canela e não entrava em quadra desde o fim de agosto do ano passado, quando jogou a final do Grand Prix com a seleção.

Neste sábado, Natália não ficou em quadra por muito tempo, mas foi utilizada em algumas situações ao entrar para sacar. O técnico Zé Roberto ainda é cauteloso para colocar a jogadora, mas está contando com ela para a campanha nesta Olimpíada.

Com a vitória sobre a Turquia, o Brasil conquistou seus dois primeiros pontos no grupo B dos Jogos Olímpicos, um atrás de China e Estados Unidos. As chinesas fizeram 3 a 1 na Sérvia, enquanto as norte-americanas repetiram o placar contra a Coreia do Sul.

O próximo teste do Brasil na Inglaterra promete ser ainda mais duro ­ contra os Estados Unidos, o grande favorito à conquista da medalha de ouro, às 12h45 (de Brasília) de segunda-feira.

"Estreia é estreia. Fizemos o nosso trabalho. Agora é pensar no próximo jogo, que vai ser ainda mais difícil, duríssimo. Temos que manter a concentração. Os Estados Unidos foram à final em Pequim e podem chegar na final de novo. Tem que manter a tranquilidade e treinar bastante", disse Jaqueline.

"Elas (turcas) fizeram um excelente jogo, deu um frio na barriga, mas saímos com a vitória e é isso que importa", afirmou Fernanda Garay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...