sábado, 28 de julho de 2012

Show de cultura britânica abre de forma grandiosa os Jogos Olímpicos de Londres

Tocha olímpica no Estádio Olímpico para os Jogos de Londres 2012

Os Jogos Olímpicos de Londres-2012 começaram oficialmente. Equipes de futebol e atletas do tiro com arco já haviam entrado em ação, mas, hoje, o evento que reúne a nata do esporte mundial foi inaugurado com a tradicional cerimônia de abertura no Estádio Olímpico. Referências e celebridades culturais da Grã-Bretanha marcaram o requintado espetáculo montado pelo cinesta Danny Boyle. O show foi encerrado com chave de ouro pelo ex-beatle Paul McCartney.

Em meio a apresentações que remeteram à história britânica, da Revolução Industrial até Harry Potter, quem roubou a cena foi Mr. Bean. O ator Rowan Atkinson, que interpreta o famoso personagem, tocou piano com o humor de sempre e apareceu no telão protagonizando uma histórica cena do filme Carruagens de Fogo, cuja música-tema se tornou praticamente um hino das maratonas.

Antes, a rainha Elizabeth II apareceu no telão em ação com o ator Daniel Craig, que interpreta James Bond no cinema. De um helicóptero, ambos saltaram de paraquedas; já no vídeo que contou o caminho da tocha olímpica, a grande estrela foi David Beckham, responsável por fazê-la chegar ao estádio.

Na entrada das delegações, o Brasil, como já era sabido, vestiu calças (e saias) verdes e amarelas, paletó azul escuro e echarpe com as cores da bandeira. A delegação, que carregou pequenas bandeiras com dois lados diferentes, um do Brasil, outro da Grã-Bretanha, foi muito aplaudida.

Paul McCartney dá show na cerimônia de abertura da Olimpíada

Outro destaque foi Usain Bolt, ovacionado pelo estádio, que distribuiu acenos e foi carismático. Os atletas de São Cristóvão e Nevis inovovaram e entraram com óculos escuros; os tchecos desfilaram com galochas e guardas-chuvas. "Estão tentando insinuar algo sobre nosso clima?", ironizou a BBC.

A rainha não esboçou praticamente nenhuma reação durante a cerimônia e só voltou a ser destaque para ‘cortar a faixa’ dos Jogos. "Eu declaro abertos os Jogos de Londres, celebrando a 30ª Olimpíada da Era Moderna."

A tocha que carrega o fogo olímpico foi levada ao estádio pelo britânico Sir. Steve Redgrave, cinco vezes medalhista de ouro no remo e passada a jovens atletas locais. As esperanças britânicas acenderam pequenos recipientes, que formaram uma grande tocha. Sir Paul McCarney fechou a noite londrina tocando Hey Jude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...