quarta-feira, 11 de julho de 2012

Coritiba e Palmeiras decidem Copa do Brasil para coroar ciclo e voltar ao estrelato nacional

Palmeiras e Coritiba decidem Copa do Brasil

Coritiba e Palmeiras decidem a Copa do Brasil a partir das 21h50 desta quarta-feira, no Couto Pereira, tendo lacunas semelhantes a serem preenchidas em caso de título: fim de longo jejum nacional e coroação de um trabalho longo em termos de Brasil.

Sob o comando de Luiz Felipe Scolari há quase dois anos - a serem completados no próximo dia 15 -, o time paulista não sabe o que é levantar uma taça nacional há 12 temporadas, quando levou a já extinta Copa dos Campeões, que reunia clubes campeões e alguns vices de torneios regionais como o Rio-São Paulo, a Copa Sul-Minas entre outros.

O próprio Felipão também contabiliza longa espera por um título de expressão após ser pentacampeão do mundo dirigindo a seleção brasileira, em 2002. De lá para cá, foi vice da Eurocopa-2004 e caiu nas quartas de final da mesma disputa quatro anos mais tarde com Portugal, seleção com a qual alcançou o quarto lugar na Copa do Mundo de 2006.

"Claro que indo para o jogo podendo perder por um gol dá muita tranquilidade, mas eu também não posso ficar muito feliz porque já levei de seis", afirmou o comandante alviverde logo depois da vitória por 2 a 0 no jogo de ida, em São Paulo, semana passada, fazendo uma referência direta aos 6 a 0 que sua equipe levou do mesmo Coritiba no primeiro confronto das quartas de final da Copa do Brasil de 2011. Ganhar o título coroaria a união recente entre Felipão e Palmeiras. Massacre de 2011 não é motivação a mais no Coritiba, que aposta em sua força no Couto Pereira

O massacre do ano passado não incomoda os jogadores do Palmeiras, assim como também não é motivo a mais de confiança do lado do Coritiba. "Isto é passado", disse o volante Willian. Outro volante, Sérgio Manoel prefere apostar na força do time coxa-branca dentro do Couto Pereira, onde a eqiuipe soma 11 vitórias seguidas pela Copa do Brasil, sendo seis partidas na edição do ano passado e mais cinco na atual. "O Couto Pereira tem uma mística, a equipe se transforma aqui, vocês sabem disso. E a gente acredita nisso", disse.

Ganhar a taça faria o Coritiba também acabar com um longo jejum nacional de 27 anos, já que levou o Campeonato Brasileiro de 1985, e coroar o trabalho feito não só pelo técnico Marcelo Oliveira, no cargo há um ano e meio, como também o do presidente Vilson Ribeiro de Andrade e sua equipe, responsáveis por reerguer o clube após o rebaixamento para a Série B do Brasileiro em 2009.

Especulado em clubes como São Paulo e Flamengo nas últimas semanas, Marcelo Oliveira garante não ter recebido nenhum contato dos mesmos e também acredita na força do Coritiba dentro do Couto Pereira para reverter a vantagem rival.

"O torcedor é um aliado constante, sempre nos apoiou. Não temos um aproveitamento bom aqui por acaso, não chegamos à final por acaso", afirmou o técnico que verá um estádio tomado por 34.700 pessoas na torcida - venda total dos ingressos. - e que tem contrato com o clube paranaense até o final deste ano.

Mistério de ambos os lados

Ambos os treinadores apostaram no mistérios para a deicão e não divulgaram os times que irão a campo. Felipão quase ficou sem Maikon Leite, mas o atacante recuperou-se de problema em um dos tornozelos e viajou para Curitiba. Luan também não sente mais nada da lesão em uma das coxas e pode ser a surpresa no ataque, embora não tenha sido relacionado. Barcos, recuperando-se de operação no apêndice, e Valdivia, expulso em Barueri, estão fora.

No Coritiba, são várias as dúvidas. Marcelo Oliveira em nenhum momento deixou escapar se escalará o lateral-direito titular Ayrton, que não jogou em São Paulo por estar suspenso, e o volante Sérgio Manoel, outro titular que também não participou do duelo de ida devido a cartão. Na zaga, o suspenso Emerson dá vaga a Demerson, que jogará ao lado de Pereira.

FICHA TÉCNICACORITIBA X PALMEIRAS

Local: Estádio Major Antônio Couto Pereira, em Curitiba (PR)

Data: 11 de julho de 2012, quarta-feira

Horário: 21h50 (de Brasília)

Árbitro: Sandro Meira Ricci (MG)

Assistentes: Alessandro Rocha Matos (BA) e Carlos Berkenbrock (SC)

CORITIBA: Vanderlei, Ayrton, Pereira, Demerson e Lucas Mendes; Sérgio Manoel, Willian, Éverton Ribeiro e Rafinha; Everton Costa e Roberto.

Técnico: Marcelo Oliveira

PALMEIRAS: Bruno, Arthur, Thiago Heleno, Maurício Ramos e Juninho; Henrique, Marcos Assunção, João Vitor e Daniel Carvalho; Maikon Leite (Luan) e Betinho

Técnico: Luiz Felipe Scolari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...