sexta-feira, 27 de julho de 2012

Brasil relaxa, leva susto, mas vence Egito e começa com o pé direito caminhada por medalha olímpica



Autor de um gol na vitória por 3 a 2 da seleção brasileira sobre o Egito, Neymar foi criticado pelo técnico Hany Ramzy após a partida desta quinta-feira, disputada em Cardiff. Mano Menezes, por sua vez, preferiu não alongar o assunto e evitou uma resposta direta após a estreia nos Jogos Olímpicos.

“Com certeza, ele é um jogador de alto nível, mas acho que deveria jogar mais para o time. Em alguns momentos, ele joga para si mesmo, só para mostrar que tem talento. Mas é jovem e pode aprender a jogar mais para o time. Se fizesse isso, seria mais positivo”, declarou Ramzy.

Neymar procurou jogar de forma incisiva e marcou o terceiro gol do Brasil de cabeça, após receber cruzamento de Hulk ainda no primeiro tempo. Na etapa complementar, tentou algumas jogadas individuais, mas, na maioria das vezes, não conseguiu criar lances significativos.

“Não tenho nenhuma observação individual para fazer sobre o Egito e as observações que tiver sobre os nossos jogadores, se forem de cobrança, serão internas", pontuou Mano Menezes. "Todos têm a sua avaliação sobre o jogo. Ficou claro os momentos em que o Brasil foi bem e em que não foi bem. O único problema tático que podemos citar é que os volantes jogaram muito abertos”, disse.

Já o próprio Neymar tratou de contestar quando questionado sobre as declarações do técnico da seleção egípcia após a partida no País de Gales. “Eu não concordo. Jogo para ajudar o meu time, quero ajudar a seleção brasileira a vencer”, afirmou o atacante do Santos.

O Brasil abriu 2 a 0 em apenas 25 minutos de partida e construiu a vitória ainda no primeiro tempo com um gol de Neymar. Contudo, o time egípcio cresceu na etapa complementar, e a equipe de Mano Menezes apagou, a ponto de Hany Ramzy criticar a preparação do adversário.

“Depois dos 3 a 0, acho que eles pensaram que o jogo tinha terminado, mas meus jogadores não desistem. Na minha opinião, os brasileiros têm um problema físico nos últimos minutos. Se não tivéssemos cometido erros, poderíamos ter feito um resultado melhor”, disse.

Apesar de considerar Neymar individualista e apontar uma deficiência física do time brasileiro, Ramzy coloca a seleção como uma das principais candidatas ao ouro. Porém, até mesmo no momento de falar sobre a força do adversário, ele aproveitou para cutucar.

“Com certeza, é favorito ao ouro. Tem mais experiência, jogadores talentosos, tudo para ganhar. Mas acho que vão aprender que o jogo dura 90 minutos. Foi uma pena não termos conseguido o empate, mas estou orgulhoso do meu time, especialmente pelo segundo tempo”, declarou.

Seleção brasileira comemora o 3 a 0 sobre o Egito ainda no primeiro tempo

 Não foi fácil, mas a seleção brasileira afastou a zebra em sua estreia nos Jogos Olímpicos de Londres. Contra o Egito, em Cardiff, os garotos do Brasil marcaram três gols no primeiro tempo e, após um apagão no segundo, saíram com vitória apertada, por 3 a 2, na tarde desta quinta-feira. Com o resultado, no entanto, o Brasil começa com o pé direito a caminhada pela medalha de ouro inédita – após 11 tentativas frustradas em Olimpíadas.

Com três pontos ganhos, o Brasil lidera o Grupo C ao lado da Bielorrússia – que venceu a Nova Zelândia por 1 a 0 nesta quinta. Com ótima atuação de Oscar – que deu duas assistências – e gols de Rafael, Leandro Damião e Neymar, o Brasil mostrou certo desleixo e quase levou o empate em um jogo que parecia ganho com o 3 a 0 no placar. O Egito é o terceiro no grupo, sem nenhum ponto ganho.

Aos 15 minutos, a seleção brasileira sofria com a pressão egípcia, mas abriu o placar com Rafael em bonita jogada: o jogador do Manchester United rolou para Oscar pela direita, o meia fez boa finta e encontrou o lateral em ótima posição, só batendo rasteiro para marcar o primeiro. Dez minutos depois, Oscar (de novo) ganhou da marcação na velocidade e fez cruzamento perfeito – por entre os zagueiros – para Damião ampliar. Aos 29, Hulk cruzou e Neymar marcou o terceiro, de cabeça.

No segundo tempo, entretanto, o Brasil voltou disperso e levou um susto: aos seis minutos, a bola ficou viva na área brasileiro e Emad Mateab chutou forte na trave. No rebote, Aboutrika tirou do goleiro Neto e descontou. O gol acordou o Brasil, mas não foi o bastante para empurrar a seleção canarinho – que, claramente, estava satisfeita com a vitória parcial. E a postura mostrou-se arriscada aos 30 minutos, quando Salah driblou o zagueiro Juan e matou o goleiro Neto, com chute no canto.

Com o resultado, o Egito mantém a fase negativa no futebol, já que nem se classificou para a última Copa Africana de Nações e garantiu vaga nos Jogos somente como a terceira força da África. O Brasil volta a campo no domingo, às 11h, contra a Bielorrússia, em Manchester. Um pouco antes, o Egito enfrenta a Nova Zelândia, às 8h.

O Jogo

O time brasileiro tomou a iniciativa desde o começo e inaugurou o marcador logo aos 15 minutos de jogo. Oscar se deslocou para o lado direito do gramado e recebeu de Rafael. Ele carregou para o meio e devolveu para o lateral, que finalizou com a perna esquerda de maneira certeira.

Após fazer o gol, o Brasil aumentou ainda mais seu domínio e conseguiu ampliar aos 25 minutos. O goleiro Elshenawi demorou a sair após um lançamento em profundidade e foi driblado por Oscar. Com tranquilidade, o meia cruzou para a conclusão de Leandro Damião.

O terceiro gol da Seleção Brasileira saiu quatro minutos depois. Neymar partiu com a bola dominada e acionou Hulk do lado esquerdo. O atacante do Santos correu para receber o cruzamento e usou a cabeça para marcar com uma importante colaboração de Elshenawi.

No começo da etapa complementar, o Egito chegou ao primeiro gol. Logo aos seis minutos, Thiago Silva espanou uma bola para o alto após falta pela direita e perdeu na jogada aérea para Fathi, que ajeitou para finalização na trave de Mateab. No rebote, o veterano Aboutrika colocou para dentro.

O Egito cresceu no jogo e perdeu uma grande chance de fazer o segundo aos 10 minutos da etapa complementar. Marcelo falhou ao tentar recuar de cabeça e a bola sobrou para Salah. Completamente livre, ele demorou para finalizar e o lateral-esquerdo conseguiu fazer o corte. Aos 15, Fathi bateu da entrada da área, com perigo.

Aos 26, o técnico Mano Menezes resolveu mexer e tirou o acante Hulk para a entrada do articulador Paulo Henrique Ganso. Quatro minutos depois, o zagueiro Juan falhou em um lance fácil e Salah aproveitou para tomar a bola. De frente para o gol, o egípcio ainda deslocou o lateral Marcelo e bateu no canto direito de Neto.

Imediatamente depois de sofrer mais um gol, Mano Menezes trocou Leandro Damião por Pato e Sandro por Danilo. No último lance de perigo, já aos 44 minutos do segundo tempo, Neymar partiu para cima da marcação, invadiu a área e chutou cruzado para defesa de Elshenawi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...