quinta-feira, 5 de julho de 2012

Precavido, Palmeiras inicia decisão contra o organizado Coritiba para voltar ao topo nacional


Preocupado com o regulamento e de olho na história. É assim que o Palmeiras inicia a decisão da Copa do Brasil contra o organizado e até surpreendente Coritiba na noite desta quinta-feira, na Arena Barueri, em Barueri, interior de São Paulo, às 21h50.

Para o time paulista, é a chance de voltar a brilhar nacionalmente. A última conquista deste porte aconteceu há 12 anos, quando levou o troféu da já inexistente Copa dos Campeões. Para isso, um bom resultado dentro de casa é considerado fundamental pelos jogadores, que mostraram-se preocupados com a possibilidade de levar um gol como mandantes.

"Um ótimo resultado que não seja a vitória, claro, é um resultado sem gols. É muito importante não tomar gol, é fundamental", pregou o volante Marcos Assunção na Academia de Futebol, na última terça. Um dia antes, o goleiro Bruno já havia feito o mesmo discurso. "Tem que saber que não sofrer gol em casa é mais importante do que fazer", disse.

É a chance também de alguns jogadores entrarem de vez para a história do clube alviverde, casos de Marcos Assunção e Bruno e também de Henrique, Valdivia e até do centroavante argentino Barcos, que chegou no início da temporada. "Eu sonho com isso, cara. Desde o jogo contra o Grêmio [na semifinal] que eu penso nessa imagem [de levantar a taça], afirmou o volante e capitão, prestes a completar 36 anos. Luiz Felipe Scolari também pode voltar a celebrar uma taça nacional após quase 11 anos e quatro meses - a última foi a da Copa Sul-Minas, com o Cruzeiro, em 2001.

Mas para acabar com o pesado jejum nacional de 12 anos o Palmeiras terá pela frente um time organizado, que há mais de um ano e meio tem o mesmo treinador, Marcelo Oliveira, e que também mira um título que o recoloque na vitrine do país. Campeão brasileiro de 1985, o Coritiba é o atual vice da Copa do Brasil e náo quer deixar a oportunidade escapar de novo, como aconteceu para o Vasco em 2011.

"O Palmeiras cresceu, está em ascenção, é um time competitivo. Entra, vibra, se entrega, semelhante ao nosso. E tem um bom comandante, experiente, que o torna um adversário difícil. Mas nada a temer, estamos preparados para todas as situações", garantiu o treinador coxa-branca, que já eliminou o então favorito São Paulo na semifinal.

Marcelo Oliveira também tem no encontro com o próprio Palmeiras, em 2011, uma ótima lembrança para acreditar no título. Nas quartas de final da Copa do Brasil do ano passado, o time paranaense enfiou 6 a 0 nos paulistas, na ida, e na volta perdeu por 2 a 0, ficando com a vaga para a fase seguinte. Vale lembrar que em 1997, nas oitavas, foi a equipe do Sudeste que levou a melhor: venceu por 1 a 0 como visitante e depois, em casa, ganhou de novo, por 4 a 2.

Pars o duelo, Felipão tem praticamente força máxima à sua disposição, com o zagueiro Henrique - que vinha atuando como volante -, suspenso pelo cartão vermelho na semifinal com o Grêmio, sendo a única baixa.

No Coritiba, o lateral-direito Jonas e o atacante Roberto - que chegou a ser relacionado, mas sequer viajou com o grupo para São Paulo -, lesionados, dão lugares, respectivamente, a Ayrton e Rafinha. O volante Sérgio Manoel cumpre suspensão automática pelo terceiro cartão amarelo, com Junior Urso e Tcheco brigando para substituí-lo.

FICHA TÉCNICAPALMEIRAS X CORITIBA

Local: Arena Barueri, em Barueri (SP)

Data: 5 de julho de 2012, quinta-feira

Horário: 21h50 (de Brasília)

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)

Assistentes: Alessandro Rocha de Matos (Fifa-BA) e Fabrício Vilarinho da Silva (Fifa-GO)

PALMEIRAS: Bruno; Artur, Maurício Ramos, Thiago Heleno e Juninho; Márcio Araújo, Marcos Assunção, João Vitor e Valdivia; Mazinho e Barcos

Técnico: Luiz Felipe Scolari

CORITIBA: Vanderlei, Jonas, Emerson, Demerson e Lucas Mendes; Willian, Gil, Tcheco (Junior Urso) e Everton Ribeiro; Rafinha e Everton Costa

Técnico: Marcelo Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...