segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados


Cuidados para cabelos cacheados é um tema tão explorado que se facilmente caímos na prolixidade ao escrever sobre ele. Aposto que vocês, assim como eu, estão fartas de ler artigos cujo conteúdo explicita as mesmas regras variando apenas vocabulário e disposição dos parágrafos. Frases do gênero “Use produtos específicos”; “Não se esqueça do ativador de cachos/ leave-in”; “Hidrate constantemente”; “Opte por tratamentos ricos em manteigas e óleos vegetais”; “Somente penteie os cachos ainda úmidos” são repetidas que nem mantras por todos que se propõem a escrever sobre os caracóis. Entre o tanto, poucos dizem o que é realmente necessário saber…

Quando não repetem a mesma canção, lá vem alguém com a mirabolante ideia de criar uma falsa novidade doando nomes diferentes para tratamentos ou técnicas de modelagem já existentes. A variedade de nomenclaturas é tamanha que circulam pela internet dicionários de termos específicos para cabelos cacheados (a linda Nara fez um dicionário cacheado bacana Não digo que não seja interessante conhecê-los.  Contudo, não podemos ignorar que tais técnicas requerem um tempo de aprendizagem demasiadamente grande para caber na maioria das rotinas. Isso, a meu ver, complica mais do que ajuda.

Que tal agora tentarmos descomplicar aprendendo o que NÃO deve der feito? Pois já estamos carecas de saber sobre o oposto. Apenas ao evitar os erros abaixo, cuidar de cabelos cacheados será tarefa mais promissora.

Além de escrever, convido-lhes a compor esta lista comigo! Citarei 10 erros que considero crassos. Mas a lista não estará completa, preciso da SUA opinião. Deixe registrado nos comentários qual ou quais estão enrolando cacheadas por aí. Ao final do artigo haverá um espaço nomeado de “As leitoras mandam: Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados”, o qual atualizarei constantemente com os tópicos sugeridos por vocês. Então, estamos de acordo?

Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados


Confundir característica inata com defeito a ser corrigido.

Amores, este tópico é tão pertinente que resolvi separá-lo e dedicar um artigo exclusivo ao mesmo: “Onde está a dificuldade em cuidar dos cabelos cacheados”.

Aliás, preciso agradecer-lhes pelo carinho imenso recebido desde a sua publicação. Juro não esperar um décimo da repercussão, pensei várias vezes se eu deveria ou não publicá-lo e até perguntei para os demais membros da Equipe AB se o artigo estava digno de publicação. Isso correu porque, a princípio, o julguei como óbvio demais. Todavia, logo em seguida percebi que exatamente por este motivo muitas cacheadas não dão a devida atenção ao assunto abordado. Afinal, tudo que é óbvio demais acaba sendo difícil de enxergar.

Assim dizia Carlos Drummond: “Escrever é a arte de cortar palavras”. Concordo. Contudo creio que a mídia escrita anda cortando palavras em demasia sem julgamentos prévios de valor. Talvez aí resida o real motivo de várias frases por vezes piegas nos servirem como um clique de ideias.



Ter um corte de cabelo desfavorável

Eis aqui outra obviedade não observada por muitos: Os cachos são formados em “degraus”. Logo, não há como ter uma cabeça tomada por uma cascata de caracóis se todas as pontas dos cabelos estiverem unidas.

Ter um corte de cabelo que não favorece a formação dos cachos é o pior erro em termos de cuidados para com cabelos cacheados, pois ele conduzirá aos demais erros mencionados neste artigo visto que não há técnicas nem truques de modelagem que acarretem boa definição aos cachos mal cortados.

Cabelos cacheados NÃO podem receber o mesmo corte reto destinado aos cabelos lisos, camadas são impreteríveis para a formação adequada dos caracóis. Com um corte ideal a vida das cacheadas se torna bem mais fácil. Aliás, somente com um corte ideal há vida para as cacheadas.

Não é necessário revirar de cabo a rabo todos os salões de beleza atrás de um cabeleireiro especializado em cachos, basta encontrar algum que saiba o significado de “corte em camadas”.

Dicas: Leia o artigo “Como escolher um bom cabeleireiro?” para mais informações e SEMPRE leve ao salão fotografias de cortes exemplificando o modelo desejado.


Relaxar a raiz com a desculpa de “soltar os cachos”.

Conversando com leitoras queridas no grupo Curly Hair, este tópico veio à tona. Fico rindo toda vez que alguém diz “eu não aliso os cabelos, apenas solto os cachos”.

Ora, o relaxamento em cabelos cacheados (geralmente efetuado com Amônia, Guanidina ou Hidróxido de Sódio) quebra as pontes de enxofre modificando a estrutura natural dos fios assim como os alisamentos. Mesmo executado numa potencia menor, o processo de relaxar não deixa de ser uma forma de alisar.

Muito me admira os próprios “profissionais” de beleza sugerirem constantemente o relaxamento como forma de tratamento para os cabelos cacheados. Qual cacheada nunca ouviu num salão “Que tal soltar/abrir um pouquinho os cachos?” – Ai de quem cai nesta falácia!

Vamos para mais uma obviedade ignorada: CABELO CRESCE. A raiz de hoje será a ponta de amanhã. O dito “relaxamento apenas na raiz” (risos) requer retoques constantes. Quem adere aos relaxamentos entra num ciclo vicioso, acaba escrava do processo e, quando cai em si, percebe que todo o cabelo já se encontra quimicamente modificado.

Bom, caso esta seja a sua real intenção, tudo bem, vá fundo e faça o que bem entender. Mas tenha em mente que é uma decisão eterna até que a tesoura entre na brincadeira, pois modificações estruturais nos fios são irreversíveis.





Alisar os cabelos

Este tópico é auto explicativo.

Amores, não sou contra alisamentos. Como escrevi acima, cada um tem o direito de fazer o que bem entender dos próprios cabelos. Entretanto, o assunto em questão aqui é TRATAMENTO. Modificações químicas não devem ser executadas com este objetivo.

Caso seu intuito seja alisar para “ser mais fácil de cuidar”, repense. Cuidar de cabelos alisados NÃO é mais fácil do que cuidar de cabelos cacheados e ponto. Cabelos quimicamente modificados exigem retoques constantes, chapinhas, escovas e tratamentos infindáveis para tentar ressuscitar o que morreu sob a capa do alisamento. Não se cuida de um cabelo alisado, maquia-se (ok,às vezes a maquiagem fica até boa, mas não deixa de ser uma farsa).


Confundir cabelo molhado com cabelo bem cuidado

Você é daquelas se sempre molha os fios como uma forma de arrumar os cabelos? Tá errado!

Cabelos bem cuidados não requerem borrifadas d’água para manterem-se “no lugar”. Devemos evitar molhar os fios fora do momento de lavagem. O cabelo quando molhado se encontra em seu potencial máximo de elasticidade, fato que o torna frágil e, portanto, propício à quebra.

Às vezes um pouquinho de água vem a calhar, mas isto deve ser esporádico! Passar o dia inteiro molhando as madeixas irá danificar a integridade dos caracóis.


Confundir cabelo arrumado com cabelo preso

Você é daquelas que só saem de casa com um rabo de cavalo, trança ou coque? Tá errado!

Prender os cabelos deve ser uma opção, não uma obrigação.

Caso você não se sinta confortável em momento algum com os cabelos soltos, é hora de se perguntar o por quê. Será que sua rotina de cuidados condiz com as necessidades do seu cabelo? Será que suas madeixas estão com um corte que propicie a formação dos cachos?

Pergunte-se e set it free!


Emplastar os fios de creme

Tão ruim quanto não usar leave in, é usá-lo em demasia.

Cabelos emplastados de creme para pentear ficam com aspecto sujo e o peso do produto impede os cachos de se formem adequadamente. Ademais, leave in em excesso dificulta a secagem dos fios, podendo acarretar danos como mofo e quebra.

Ainda pior: cabelos emplastados fedem!!! O ser humano tem a incrível capacidade de adaptar-se ao cheiro. Você pode não estar sentindo, mas saiba que quem está ao seu redor sente.


Deixar os cachos grudados no couro cabeludo

Amores, aquele efeito cabeça de abajur, também conhecido como cabana, acaba com nosso look! O volume é uma das principais atrações dos cabelos cacheados, mas tê-lo concentrado apenas nas pontas não é boa alternativa.

Todo cabelo tende a agarrar no couro cabeludo ao secar (natural, lei de Newton), principalmente se finalizado com leave ins encorpados e se o comprimento for longo. Contudo, não se acanhe e resolva!

Para remediar, solte os cachos com as mãos após a completa secagem dos fios.

Para escapar, tente modelar o cabelo de “cabeça para baixo”, assim evitar-se que o peso dos produtos de modelagem se acumule nas pontas dos fios. Usar grampinhos rentes à raiz enquanto o cabelo seca também é uma saída.

Deixar os cachos grudados no couro cabeludo é feio!!!
Acooorda, bonita!




Não se atentar à escolha do shampoo

O processo de cuidados para com os cabelos, sejam eles cacheados ou não, começa já na escolha do higienizador.

Visto que a forma espiralada dos cabelos cacheados faz com que a oleosidade do couro cabeludo não consiga de espalhar ao longo dos fios, características como ressecamento e porosidade são naturais. Os shampoos atuam diretamente sobre tais características, podendo ressaltá-las ou amenizá-las.

Não pense apenas em máscaras de tratamento e cremes para pentear. Cuidados eficientes para com cabelos cacheados dependerão da escolha correta do shampoo, o qual deverá ser gentil e delicado a fim de limpar as impurezas sem influir (muito) na oleosidade natural dos cabelos.

Encontrar o “shampoo ideal” não é tarefa fácil, mas também não é impossível. Pesquise, teste, pergunte. Para ajudar-lhe nesta tarefa, recomendo a leitura dos seguintes artigos:
- O Guia Dos Shampoos sem Sulfatos – Perguntas Frequentes
- Shampoo sem Sulfatos Conseguem Limpar os Silicones dos Cabelos? (conteúdo além do título)


Achar que o No Poo é a única alternativa

Meninas, extremos devem ser evitados em todos os aspectos da vida.

Ok, falar é fácil. Eu mesma sou do gênero 8 ou 80. Contudo, digo-lhes que é bem mais fácil conseguir um equilíbrio no campo da estética do que no campo emocional. Então, aproveite-se disso em larga escala! Evitar extremos será de grande ajuda para os caracóis.

Voltando ao tópico, uma nova razão/proporção é cabível: tão prejudicial quanto não se atentar à escolha do shampoo é achar que não usar shampoo nenhum será a solução derradeira.

O No Poo é uma técnica incrível, mas não é unânime. Caso você tenha tentado e persistido, mas mesmo assim não obteve boa resposta, não fique dando murro em ponta de faca. Isto é um atraso de vida!

Há SIM como cuidar dos cachos sem necessariamente precisar aderir à técnica.


As leitoras mandam: Os maiores erros ao cuidar de cabelos cacheados



FONTE; acordabonita

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...