segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Porcelain print: Acompanhe a história e saiba como usar estampa de azulejo

O azulejo é geralmente associado à arquitetura ou à decoração, mas esse ano sua estampa foi inserida na moda e já faz parte do look das principais fashionistas, blogueiras e it girls. Entenda por quê é tendência para o verão 2014 e veja dicas de como usar.

Porcelain print, estampa de azulejo – Como surgiu esta tendência de moda

Na década de 50 as formas geométricas do design artístico foram introduzidas na arte da decoração dos azulejos, e a partir daí a porcelana estampada começou a aparecer isoladamente nos elementos decorativos. (Se você gosta de história, ou curiosidades, e pretende se aprofundar um pouquinho mais no estudo sobre azulejos, clique aqui).

De uns anos pra cá o azulejo apareceu na decoração com força total, o que não é de se espantar, pois se uma simples repetição tem grandes chances de resultar num padrão harmonioso facilmente, a variedade temática, então, é simplesmente incrível.



Ao estudar profundamente as estampas na sua maison, Roberto Cavalli tirou inspiração das porcelanas orientais, do trabalho artesanal das cerâmicas italianas e do azulejo português para criar sua coleção resort 2013 – e a tendência surgiu nas passarelas das grifes de luxo, começando com Just Cavalli e seguindo com Valentino, Pucci, Moschino, McQueen e Michael Kors.


Por que estampa de azulejo é uma tendência de moda?

A estampa com o fundo branco e desenhos azuis (existem também em outras cores, mas o azul é a que aparece com mais frequência), geralmente de flores, arabescos e grafismos já é tendência, e o azul e branco é o novo preto e branco.
“Ah, mas eu achei meio ousado, Lina. Você realmente acha que essa moda pega?”
PEGA!

A estampa é charmosa, elegante, leve, fresh e ainda por cima também é romântica. Além disso, a Zara, a Asos, a Renner, a Água de Coco, a Blue Man e várias outras marcas já investiram na estampa. Alguém já viu a Zara investir em algo que não vira tendência? Com certeza vai pegar!

Várias fashionistas já se anteciparam e estão desfilando a estampa por aí: Solange Knowles, Karolina Kurkova (quem, diga-se de passagem, foi modelo da campanha do Cavalli), Chiara Ferragni, Camila Coelho, Thassia Naves, Lala Rudge e mais uma galera. (eu também estou usando e adorando).
Ainda tem dúvidas de que a estampa será o hit da próxima estação?

Bom, se ainda restar qualquer pinguinho de dúvida sobre a tendência porcelain print, vou acabá-lo com o trecho de uma música grude: “Ela não anda, ela desfila. Ela é top, capa de revista…” Isso mesmo, a tendência já está começando a aparecer nas capas das principais revistas internacionais e eu dou no máximo dois meses para ser capa das revistas brasucas; querem apostar?

Porcelain print, estampa de azulejo – Como usar esta tendência?


Antes de começar as dicas, tenho que contar para vocês que aqui no Brasil a principal padronagem de porcelain print nos tecidos, será a estampa de azulejo português e nas cores branco e azul. Existem outras padronagens e outras cores disponíveis, mas aqui no solo tupiniquim, o que vai “bombar” será o azulejo português. Ok?

A combinação azul + branco é um clássico independente de modismos, portanto a harmonização de cores não será nenhum bicho de sete cabeças (especialmente para as nossas leitoras super antenadas), combina com vermelho, dourado, branco, preto, pink, amarelo, tons de azul e jeans. Pra quem tem medo de errar, o ideal é usar as cores citadas em peças lisas.
Para as mais ousadas, minha sugestão é combinar com o listrado, com o prateado (um luxo!), com o laranja, combinar duas peças porcelain printdiferentes ou apostar num mix de estampas.


O foco das produções, seja você mais clássica ou mais moderna, será a estampa, portanto sugiro que evitem acessórios com texturas, estampas ou muitos detalhes e também que invistam numa make mais leve.
Para quem achou a estampa muito forte, aposte nos acessórios, bolsas e sapatos, transformando a tendência num detalhe da produção.


Uma coisa que eu não poderia deixar de falar é que a estampa é daquelas que aumentam o volume do corpo na região em que é sobreposta, portanto a dica é: se você tem quadril largo e pouco seio, por exemplo, melhor usar uma saia ou calça lisa e uma camisa com a estampa. Se você tem a parte de cima mais farta, aposte em uma peça lisa e deixe a padronagem para a parte de baixo.

Gente, essas são sugestões de como usar, não verdades universais.

Cada uma deve se adaptar, ou não (como diria Caê), à tendência de acordo com seus gostos e seus costumes. Vale lembrar a máxima que diz que mais importante do que saber o que se passa com a moda é saber o que se passa com a gente, portanto absorva as dicas para adaptar à tendência ao seu dia a dia da maneira que se sentir mais segura, confiante e confortável, ok?




FONTE: acordabonita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...